Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

MINJUD adverte sobre legalidade de processos eleitorais

     Desporto              
  • Luanda • Sábado, 11 Janeiro de 2025 | 16h26
1 / 3
Ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão
Ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão
Nelson Malamba - ANGOP
2 / 3
Presidente da Federação Angolana de Xadrez, Tito Martins
Presidente da Federação Angolana de Xadrez, Tito Martins
Domingos Cardoso - ANGOP
3 / 3
Candidato a lista  "B" da Federação Angolana de Xadrez, Mário Neves
Candidato a lista "B" da Federação Angolana de Xadrez, Mário Neves
Inacio Sabino-ANGOP

Luanda - Os processos eleitorais nas federações ao quadriénio 2024/2028 devem cumprir escrupulosamente as regras e leis das associações para que possam ser legalizados pelo Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD).

Em advertência, sexta-feira, em Luanda, o ministro Rui Falcão, afirmou que todos os actos de renovação de mandatos nas instituições desportivas precisam passar pela obediência das normas e serem transparentes, sem situações que perturbem a sua legalidade.     

“Todos os processos eleitorais devem ser na base dos pressupostos legais. Aquelas federações que não reunirem esses requisitos e violarem as leis das associações desportivas ficarão de fora. Como órgão reitor do desporto angolano, o Ministério não poderá ficar indiferente a situações negativas que estão a acontecer”, disse.

Em exemplo, o titular do cargo dos desportos, apontou o caso da Federação Angolana de Xadrez (FAX), cujo processo eleitoral contou com dois actos, consubstanciado em mesmo número de presidentes, para a mesma instituição, sendo contrário a legislação em vigor.

Dois nomes e duas tomadas de posse para uma só federação - Tito Martins (presidente cessante) e Mário Neves (candidato) assumem-se como presidentes da FAX, instalando-se a confusão na FAX, em que os dois elementos foram empossados para os próximos quatro anos, com os processos remetidos ao MINJUD, para homologação e validação.              

O pronunciamento de Rui Falcão, aconteceu à margem da cerimónia de abertura do Campeonato Nacional de ginástica, em ambos os sexos, no pavilhão da Cidadela, em que o governante elogiou a organização e o esforça da Federação (FAG), no trabalho em prol do desenvolvimento da modalidade no país.     

Quanto a prova, o destaque foi para a pequena ginasta Elaine Matembissa, 8 anos de idade, do Petro de Luanda, que venceu a medalha de ouro na especialidade de solo.          

Os campeonatos nacionais de ginástica são disputados nos escalões de iniciados, juvenis, juniores e seniores. Os ginastas exibem-se nas especialidades de rítmica, tumbling, artística e aeróbica.

Petro de Luanda, Bull Big de Luanda, Desportivo da Lunda-Sul, Piaget de Benguela, Nacional de Benguela, Transcambanda de Benguela, Sporting do Lubango, Núcleo da Chibia e XLAC do Kilamba Kiaxi são as equipas inscritas no evento. VAB  

 

 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+