Minjud garante protecção às estrelas desportivas

     Desporto           
  • Benguela     Sábado, 26 Novembro De 2022    08h39  
Ministra da Joventude e Desportos, Palmira Barbosa
Ministra da Joventude e Desportos, Palmira Barbosa
Domingos Cardoso

Benguela - A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, manifestou esta sexta-feira, no município do Cubal (Benguela), o compromisso do seu pelouro com a protecção das estrelas que se notabilizaram no desporto angolano.

A governante fez este pronunciamento à margem da realização do Grande Prémio Internacional Centenário Pepino, que Benguela acolhe, e cujo tiro de largada da segunda etapa foi dado por si.

Segundo Palmira Barbosa, enquanto titular da pasta do Minjud, vai trabalhar para dignificar e reconhecer os feitos dos atletas, enquanto ainda vivos.

“Tudo faremos para continuar a confortar as estrelas do desporto, no sentido de permitir que ícones como o velho Pepino nunca desapareçam da memória dos angolanos”, enfatizou.

Enalteceu, por outro lado, a iniciativa de criação de um museu virtual dedicado a Pepino, bem como de uma fundação com o seu nome, por ser um passo inquestionável e sólido para imortalizar o falecido ciclista, prometendo, desde já, o apoio institucional do Ministério que dirige.

Para a ministra, a realização deste GP Internacional Centenário Pepino visa honrar uma marca de longevidade e um exemplo de perseverança e orgulho para os angolanos.

Aproveitou a oportunidade para exortar os cidadãos a serem bons naquilo que fazem, para que o nome do país não se apague.

Palmira Barbosa recordou as duas participações de Alberto Silva Pepino, em 2009 e 2013, nos Jogos Olímpicos da Terceira Idade, tendo conquistado duas medalhas de ouro.

Lembrou ainda aos presentes, que em 1973, aos 53 anos de idade, Pepino caminhou durante 47 horas e ganhou uma aposta de cem mil escudos, na época.

Aos atletas provenientes da Namíbia, África do Sul, RD Congo e Zimbabwe, desejou boa estadia e boa prova.

 





+