Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

MINJUD orienta novas eleições na FAX após duplo processo

     Desporto              
  • Luanda • Terça, 21 Janeiro de 2025 | 21h38
1 / 2
Dístico da Federação Angolana de Xadrez
Dístico da Federação Angolana de Xadrez
Domingos Cardoso - ANGOP
2 / 2
Tabuleiro para Xadrez
Tabuleiro para Xadrez
Laite Tito (ANGOP)

Luanda - O Ministério da Juventude e Desporto (MINJUD) recomendou à Federação Angolana de Xadrez (FAX) a convocar uma assembleia-geral, no sentido de organizar novas eleições, para encontrar quem vai dirigir a instituição no quadriénio 2024/2028, após duplo processo ilegal.

De acordo com uma nota que ANGOP teve acesso, em que o MINJUD responde a uma reclamação por parte do candidato Abraão dos Reis, que fez o pedido de impugnação das eleições, que consagrou Tito Martins, a presidente da FAX, no dia 4 de Dezembro, o referido processo contem algumas irregularidades.   

No comunicado do órgão reitor dos desportos faz menção que, o acto, orientado por João Francisco (presidente da Comissão eleitoral), violou “gravemente” as normas constantes dos estatutos da FAX, usando o regulamento eleitoral.

De igual modo, o documento refere que também fica sem efeito, o outro pleito de 23 de Dezembro, que elegeu Mário Neves, a presidente da mesma federação desportiva (FAX), que culminou com dois líderes de apenas uma instituição.

 “Todos os actos praticados pela comissão eleitoral destituída, após a deliberação da Assembleia Geral Extraordinária, seja declarada inexistentes. De forma garantir a verdade, segurança e estabilidade no processo eleitoral na FAX, recomenda-se, a criação de uma Comissão Administrativa, até a marcação da data para um novo pleito eleitoral”, lê-se na nota, assinada pelo director do Gabinete do Ministro da Juventude e Desporto, Pedro Camilo Sapula.

Em reacção da decisão do MINJUD, três concorrentes que participaram nos dois pleitos anulados, concederam hoje (terça-feira), na Mediateca de Luanda, uma conferência de Imprensa, onde as partes decidiram formar uma lista de consenso para o eventual novo acto.

Trata-se de Domingos Ferraz, Abraão dos Reis e Mário Neves, que mostram-se abertos em colaborar na realização da assembleia extraordinária, para a marcação do aludido novo pleito eleitoral.

Por sua vez, o presidente cessante da FAX, Tito Martins, contactado pela ANGOP, também mostrou-se disponível em acatar as recomendações do MINJUD, que orienta para outra eleição.

O responsável afirmou que já estão a fazer contactos com o presidente da mesa da assembleia-geral, Gil Alves Benchimol, para muito breve, realizarem a assembleia extraordinária com os associados, que pode ser supervisionada pelo Comité Olímpico Angolano (COA), para se criar uma nova comissão eleitoral e marcar a data do outro processo.

Posição idêntica, foi manifestada pelo candidato e Mestre Internacional (MI), Erickson Soares, confirmando que o seu elenco está pronto para concorrer novamente, desde que haja verdade eleitoral.

A Federação Angolana de Xadrez (FAX) foi fundada a 10 de Junho de 10979, já foi liderada por Rogerio Silva (1979/1998), Fernando Coelho (1999/2006), Aguinaldo Jaime (2007/2016) e Tito Martins (2016/2020) e 2020/2024). BSV/VAB    

 

 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+