Luanda - O ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, garantiu hoje (quarta-feira), em Luanda, haver condições financeiras para a organização da IV edição dos Jogos Africanos da Juventude, no país, em Dezembro de 2025.
Falando à imprensa, após assinatura do memorando para sediar a prova juvenil em Angola, o governante, que não precisou a verba específica para o evento, afirmou estar assegurado os recursos via Orçamento Geral do Estado (OGE), no âmbito das actividades dos 50 anos da independência do país, assinalar-se no dia 11 de Novembro do próximo ano.
Acrescentou, igualmente, que o país tem estado a trabalhar a um tempo para a realização de uma prova exitosa, quer do ponto de vista organizativo, como de resultado desportivo, existindo infra-estruturas para a prova.
Para Rui Falcão, a escolha de Angola como anfitriã deve-se à boa diplomacia desportiva nacional em África, bem como do empenho dos angolanos no que se refere ao desenvolvimento do desporto e dos resultados alcançados a nível internacional.
Esclareceu que antes dos jogos o país acolherá outras provas africanas, que serviram de testes para os atletas, que utilizarão os mesmos recintos, visando uma representação digna.
Os Jogos Africanos da Juventude, iniciados em 2010, em Rabat, Marrocos, a segunda edição disputou-se em 2014, em Gaberone, no Botswana, e a última em 2018, em Argel, na Argélia. Angola será o primeiro país lusófono a albergar o evento. JAD/VAB