Luanda - Dois mil monitores serão formados de 2024 a 2027 para o desenvolvimento do desporto nas comunidades, anúncio o ministro da Juventude e Desporto, Rui Falcão.
Disse que as acções iniciam brevemente de forma experimental para depois numa fase mais alargada.
A informação foi prestada sexta-feira durante o Primeiro Encontro Informal entre o ministro titular e jornalistas desportivo, decorrido na Geleria do Desporto, em Luanda.
Recordou que as federações nacionais possuem programas de formação e devem cumprir, porque o ministério não poderá fazer a generalização da prática de qualquer modalidade se as próprias não estiverem envolvidas de facto.
Neste momento, segundo o ministro, não existe preocupação com os níveis de formação (B ou C) para as modalidades e competições desportivas e sim a procura de monitores para a prática comunitária e escolar.
Apontou como uma das grandes preocupações de hoje o aproveitamento de antigos atletas, alguns não sabem o que fazer da vida.
Referiu que ao serem formados nas modalidades que praticaram, os ex- atletas podem transformar-se em monitores, sendo também uma forma de criação de emprego.
“Muito treinadores no activo foram formados pela extinta Direcção de Educação Física e Recreação, como activistas, no tempo dos caçulinhas da bola", lembrou.
DJ/MC