Luanda – A conquista da medalha de ouro no Campeonato Africano de Judo, por intermédio da atleta Diassonema Neide Mucungue, enche de orgulho a família do desporto nacional e reflete a qualidade da modalidade no país.
De acordo com uma nota do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD ) a que a ANGOP teve acesso, neste sábado, em Luanda, o feito de regozijo, encerra de forma positiva um ano atípico para o desporto mundial.
Neide arrebatou a medalha de ouro, dia 17 último, na categoria de -57kg, no evento continental que termina segunda-feira, em Antananarivo, Madagáscar.
A atleta do 1.º de Agosto é a única representante angolana na competição, que conta com a participação de 125 concorrentes (75 homens e 50 mulheres) de 32 países.
Com esta conquista, a judoca de 24 anos de idade soma pontos no ranking continental, ficando mais próxima da qualificação aos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020-21.
A campeã africana frequenta o Centro Desportivo de Rouen Normendie, em França, desde o ano passado, por conta de uma bolsa de treinamento, oferecida pelo Comité Olímpico Angolano.