Luanda - O Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD), Federação Angolana de Futebol (FAF) e Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) assinam, em breve, um acordo de parceria para alavancar a modalidade no país.
O facto foi anunciado esta terça-feira pelo ministro de tutela, Rui Falcão, após audiência, à porta fechada, concedida ao Director da FIFA para África, Gelson Fernandes, realizada na sede do ministério, em Luanda.
No fim, ao falar à imprensa, Rui Falcão não avançou a data exacta para a efectivação do acordo entre as três partes, utilizando o termo brevemente e em seguida mostrar-se confiante num crescimento do futebol a curto prazo em todo o país e com bases sólidas.
"Felizmente, para a nossa alegria, o director veio disposto a ouvir e colaborar naquilo que são os projectos que temos de curto prazo", disse
Rui Falcão referiu que o futebol angolano sempre teve pernas para andar e mesmo com altos e baixos, nunca deixou de ser praticado em todo o território nacional.
Referiu que se pretende “andar para frente”, alinhando as acções visando a realização de um trabalho bem melhor, inclusive no sector feminino.
Por seu turno, o representante da FIFA, Gelson Fernandes, afirmou que ainda este ano o organismo que representa fará aportes financeiros para a concretização de projectos de desenvolvimento.
"A FAF está no caminho certo. Fez um trabalho de levantamento da modalidade e vamos agora seguir os passos e colocar Angola na alta-roda", frisou.
Acrescentou que os grandes projectos do futebol não avançam sem que o Governo tome conhecimento e apoie às várias etapas.
A delegação, que trabalha no país desde segunda-feira, efectuou uma visita à sede da FAF e ainda nesta terça-feira visitou o centro de estágio do Sequele, em Cacuaco.
Integram, também, a delegação da FIFA Christine Gama, coordenadora de projectos de Desenvolvimento do Escritório Regional para a África Austral e Oriental
Ainda Silmara Sousa, Coordenadora da Divisão de Programas de Desenvolvimento Regional, Bruno Comicholi, Director dos Serviços de Governança para acções das Associações, Membro e juristas desportivos.
WR/MC