MINJUD e FAB iniciam preparativos para o Afrobasket´2025

     Desporto           
  • Luanda     Terça, 09 Abril De 2024    15h01  
Ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, visita Pavilhão Welwitschia Mirabilis
Ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, visita Pavilhão Welwitschia Mirabilis
DR

Luanda – O Ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, afirmou recentemente, na cidade de Moçâmedes (Namibe), que os preparativos para a 31.ª edição do Campeonato Africano sénior masculino de basquetebol “Afrobasket2025” iniciam em uma semana.

Afirmou ter já recebido a confirmação das entidades afins de que Angola será mesmo palco do evento no próximo ano, admitindo que a prova se venha a  disputar em mais duas províncias, alem da capital do país (Luanda).

Rui Falcão, que trabalhou em Moçâmedes, no âmbito do circuito fechado de automobilismo e motos, disse que o Namibe tem experiência de organização de eventos e provou isso quando foi palco de uma das séries do Campeonato do Mundo de Hóquei em patins, em 2013, no Pavilhão Welwitschia Mirabilis.

Benguela e Huíla são igualmente candidatas a palco da competição continental cuja Selecção Nacional venceu em onze ocasiões, primeiro em Lunada (1989), com o técnico Victorino Cunha, e o último na Côte d’Ivoire (2013) sob orientação do treinador Paulo Macedo.   

Emissários da FIBA África visitam Angola na próxima semana, no âmbito da realização da competição.

Numa entrevista sobre o assunto concedida à ANGOP, no princípio do ano, o presidente da Federação Angolana de Basquetebol, José Moniz Silva, disse que Angola venceu na concorrência as candidaturas de Marrocos e do Egipto.

Um dos objectivos, como referiu, é o resgate do título, depois da última conquista em 2013.

Trata-se da quarta vez que Angola albergará uma edição do Afrobasket sénior masculino, 35 anos depois da primeira experiência em Luanda (1989).

A segunda vez que o país acolheu o evento foi em 1999, também apenas em Luanda, sendo a terceira em 2007, decorrida na cidade Luanda, Cabinda, Benguela e Huíla.

IN/MC





+