Luanda - O Ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, destacou hoje (quinta-feira) os resultados das modalidades individuais, como um factor que eleva o país a nível internacional.
No final do encontro com os presidentes federativos, Comité Olímpico e Paralimpico, afirmou que após auscultar os participantes avalia-se que os resultados nacionais e internacionais estão bem, particularmente nalgumas modalidades individuais.
Em função disso, Rui Falcão, que recentemente substituiu no cargo Palmira Barbosa, afirmou que se precisa continuar a apostar em tais categoria para que cada vez mais se conquistem medalhas.
Angola é campeã africana de Jiu-jitsu, Artes Marciais Mista (MMA), Judo e vice-campeã da zona IV Africana de natação, todos disputados na capital do país.
Em relação às modalidades colectivas, fez saber a existência de algumas veteranas como o basquetebol e andebol feminino, alertando para a necessidade da manutenção das condições de trabalhos para se manterem no topo.
Sobre os pronunciamentos dos presidentes federativos, disse que se percebe onde cada federação está e o que pretende fazer, referindo ser preciso um plano colectivo, no sentido de todos chegarem à meta ao mesmo tempo.
O ministro acrescentou que dará início encontros separados com as federações para aferir os projectos e dificuldades e, em função disso, decidir prioridades em conjunto.
Em reação a iniciativa do MINJUD, o president da Federação Angolana de Futebol (FAF), Artur Almeida, deu nota positiva na medida em que permite que cada uma expõe suas estratégias.
Acrescentou que Rui Falcão vem com uma visão profunda, prevendo um ministério muito activo, com uma intervenção a nível dos desportos na perspectiva do desenvolvimento geral.
Por sua vez, o presidente da Federação Angolana de Andebol (FAAND), José do Amaral “Maninho”, disse ter sentido o engajamento do líder dos desportos nacionais, demonstrando pragmatismo que os problemas ligados às preparações serão resolvidos desta vez.
Trata-se do primeiro encontro de Rui Falcão, nas veste de ministro, com os presidentes federativos, depois de ter recebido a pasta ministerial dia 16 deste mês.
JAD/MC