Luanda - O ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, garantiu, esta quinta-feira, em Luanda, as condições da piscina do Alvalade, para acolher o Campeonato Africano de natação, de 30 deste mês a 5 de Maio, aguardando por resultados positivos dos representantes angolanos.
Em declarações à imprensa, após uma visita guiada ao maior complexo da natação do país, em fase final de requalificação, o governante afirmou que a fase de exibição da Selecção Nacional é o que o preocupa, dado que estão criadas todas as condições para prova.
Acrescentou que, a infra-estrutura está com uma nova roupagem e nota-se a diferença do que era e o que é hoje, sendo que está com todos parâmetros, que os regulamentos internacionais exigem. Esclareceu que foi uma obra de urgência e que os resultados são satisfatórios.
“Criamos todas as condições infra-estruturais, agora queremos resultados. Espero que os nossos nadadores, tal como os de futsal, vice-campeão africano, honrem também a nossa bandeira, com alguns bons resultados", disse.
Apontou que o bom resultado é os nadadores do combinado nacional serem campeões africanos, em solo angolano.
Por sua vez, o presidente da Federação Angolana de Natação (FAN), Joaquim Santos, que também acompanhou a constatação do ministro, assegurou que, dentro de 48 horas, a piscina estará limpa e livre de qualquer resquício de obra, prevista a sua entrega formal.
Em relação a organização, confirmou a subida de 42 para 44 países participantes e o número definitivo a ser divulgado na véspera do arranque da competição.
As delegações estrangeiras começam a chegar em Luanda, no dia 28 deste mês. A África do Sul é a campeã em título.
Ainda no período da manhã, o titular da pasta visitou igualmente o Estádio 11 de Novembro. JAD/VAB