Luanda – O Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD) manifestou, esta quinta-feira, profundo sentimento de pesar pela morte do antigo secretário de Estado de Educação Física, Rui Mingas, ocorrida em Portugal, por doença.
Uma mensagem de condolência endereçada a família e assinada pela titular da pasta, Palmira Barbosa, indica ter sido com profunda dor e tristeza que se tomou conhecimento da morte de Rui Mingas, o qual consideram ‘’pedra angular’’ e um pilar sólido na história do desporto em Angola.
O nacionalista e músico angolano morreu, esta quinta-feira, aos 84 anos de idade, na capital portuguesa.
Na nota a que a ANGOP teve acesso, a ministra considera Rui Mingas um dedicado filho desta pátria que, nas décadas de 1950 e 1960, fez história no atletismo com as cores do Sport Lisboa e Benfica e, em 1979, ano da criação da Secretaria de Estado para Educação Física e Desportos, tendo dado os primeiros passos para o que é hoje o Ministério.
‘’Neste momento em que Angola chora o seu amado filho, endereçamos aos familiares, ao País, ao continente e ao mundo que testemunhou sua elegância artística, entrega desportiva a eloquência intelectual, o nosso profundo sentimento de pesar – lê-se na nota.
Rui Mingas, recorde-se, foi um dos autores da letra do Hino Nacional de Angola, juntamente com o escritor Manuel Rui Monteiro.
FN