MINJUD apoia priorização da qualidade no desporto adaptado

     Desporto              
  • Luanda • Terça, 04 Julho de 2023 | 15h07
Secretária de Estado para os Desportos, Teresa Ulundo
Secretária de Estado para os Desportos, Teresa Ulundo
Marcelino Camões

Luanda - A política de priorização da qualidade desenvolvida pelo Comité Paralímpico Angolano (CPA), a nível das selecções nacionais, é encorajada pelo Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD), segundo a secretária de Estado para os Desportos, Teresa Ulundo.

Falando no acto de entrega da Bandeira da República à Selecção Nacional de atletismo, que de 7 a 18 deste mês participará no Campeonato do Mundo em Paris (França), afirmou que a aposta na qualidade abre boas perspectivas de melhores resultados.

Para ela, a ideia do CPA de convocar uma selecção com apenas três atletas aumenta ainda mais a responsabilidade dos seleccionados, que devem munir-se do espírito de disciplina, patriotismo e “fair-play”.

Já o presidente do Comité Paralímpico Angolano, Leonel da Rocha Pinto, afirmou que os integrantes do combinado nacional figuram numa lista de atletas em preparação para disputar o pódio nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles (EUA), em 2028.

Disse que agora, em França, estarão apenas três atletas porque a prioridade do CPA é a qualidade e não quantidade, numa altura em que o objectivo no evento é a obtenção de uma classificação que dignifique os investimentos do Estado no desporto adaptado.

Referiu que o órgão que lidera opta em concorrer com atletas com mínimos exigidos pelo Comité Paralímpico Internacional, almejando boas classificações, se não o pódio.

A selecção nacional segue na noite desta terça-feira para o palco do evento, qualificativo para os Jogos Paralímpicos de 2024, a disputar-se igualmente em França.

Liderados pelo técnico José Manuel, integram o combinado nacional, os atletas Manuel Jaime (400 e 1500 metros para classe T46-deficiência motora), Regina Dumbo, Juliana Moko e  Emeloide Adelino (100, 200 e 400 metros, todas da classe T11-deficiência visual total).MC





Notícias de Interesse

PR regressa ao país

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 17h09

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 16h46

Moxico mobiliza-se ao Censo de 19 de Setembro

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 16h38

Incêndio mata uma pessoa e fere outras cinco no Moxico 

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 16h32

+