Ministro reconhece necessidade de requalificação do interior do 11 de Novembro

     Desporto           
  • Luanda     Quinta, 25 Abril De 2024    15h19  
Ministro da Juventude e Desporto, Rui Falcão fala à imprensa no final da visita ao estádio 11 de Novembro
Ministro da Juventude e Desporto, Rui Falcão fala à imprensa no final da visita ao estádio 11 de Novembro
Marcos Caetano-ANGOP

Luanda - O Ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, reconheceu a necessidade de continuar o trabalho de requalificação do Estádio Nacional 11 de Novembro, sobretudo do seu interior, para tornar a zona atraente. 

O responsável do pelouro manifestou tal reconhecimento no final de uma visita de constatação, para aferir as condições da infra-estrutura, inaugurada em 2010.

O ministro garantiu a requalificação da parte interior do imóvel, apesar de já ter beneficiado de algumas obras de melhoria da relva, bancadas e balneários, esclarecendo, no entanto, que não haverá repetição de trabalho.

Rui Falcão assegurou que, após esta fase de constatação, segue o da realização de concursos públicos e início das fases de execução com tempo bem definido.

 Pensando já numa outra modalidade de gestão do espaço, lembrou da existência no local do Centro de Medicina Desportiva, actualmente sem condições de utilização.

O espaço, conforme o ministro, será também alvo de requalificação para que, no quadro da Lei Anti-doping, possa ter todas as valências necessárias.

Relativamente as ocupações ilegais nos espaços adjacentes ao estádio, disse que a situação está a ser acautelada para os actos formais de retirada dessas pessoas.

 Reconheceu que ainda é necessário fazer uma reestruturação profunda, apesar de já ter beneficiado de algumas, citando como exemplo a continuação das obra de vedação do estádio.

Sobre à gestão, disse que está em estudo se será totalmente privada ou público/privado, tanto neste estádio como em outras mega infra-estrutura construídas pelo Estado.

Quanto a questão da pista de atletismo, Rui Falcão explicou que, das informações que possui, não tem condições de ser homologada, mantendo apenas o tapete em condições aceitáveis.

Mostrou-se impressionado com a qualidade do Estádio, reconhecendo ser melhor que muitos estádios de outros continentes.

Por seu turno, o director do Estádio Nacional 11 de Novembro, Luís Kazengue (Luizinho), lembrou que fruto das obras de melhoria que beneficiou recentemente, hoje o recinto tem todas as condições para servir provas nacionais e internacionais.

Explicou que a reestruturação que será feita vai abranger as áreas das lojas para atrair possíveis investidores, mas primeiro é necessário tornar os espaços atrativos e bons, com serviços de internet, telefone e sinal televisivo. 

Acrescentou que a reestruturação será, sobretudo, para a melhoria destas zonas, tornando elas modernas, porque a parte desportiva já está acautelada. 

Fruto da intervenção já feita, o Estádio possui um sistema de led (lâmpadas), placares, geradores, zona das bombas entre outros.

O Estádio Nacional 11 de Novembro, na classificação da Confederação Africana de Futebol (CAF), está em décimo lugar.

DJ/MC





+