Uíge – O ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, constatou, nesta sexta-feira, o seguimento das obras de construção do novo estádio de futebol do Uíge e da casa da juventude, enquadrada na visita de trabalho de dois dias à antiga cidade de Carmona".
Depois do breve encontro com o governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, para se actualizar sobre a situação do desporto e da juventude na região, o governante foi constatar as obras de construção das novas instalações desportivas da região e da Casa da Juventude.
Rui Falcão constatou, igualmente, o lote de terrenos para a auto-construção dirigida, destinada a juventude desta região do país.
Obras do sector da Juventude e Desportos em curso no Uíge
A infra-estrutura, que está a ser erguida numa área de aproximadamente 6 hectares, é um estádio com medidas internacionais de categoria 4 da UEFA e ainda de categoria 3 de atletismo.
Com capacidade para dez mil lugares, o estádio, que está a ser erguido junto à centralidade do Kilomosso, na sede provincial do Uíge, compreende duas bancadas laterais.
Quando for concluído, o recinto vai servir para a prática de futebol, provas de atletismo para 100, 110, 200 e 400 metros e corridas com obstáculos, estafetas, lançamentos de dardo, peso e martelo.
Dados obtidos da construtora, sem avançar a execução financeira, refere apenas que o prazo de entrega da obra será cumprido, até 2025, sendo que os trabalhos estão a 27 por cento de execução física.
Em relação à Casa da Juventude, obra que retomou depois de mais de 10 anos de paralisação, o coordenador geral do projecto, José Bessa, garantiu existir “saúde financeira” na ordem dos 100 por cento.
Com uma execução física de 75 por cento, a construção carece apenas de acabamentos, previstos para o mês de Agosto deste ano, sendo que a entrega da obra será feita no primeiro trimestre de 2025.
A infra-estrutura vai disponibilizar vários serviços, com destaque para a formação técnico-profissional, sala de conferências, lazer, entre outros atractivos.
No final das visitas, o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão Pinto de Andrade, que conversou com os empreiteiros e deu sugestões sobre os acabamentos da futura Casa da Juventude e do novo estádio de futebol do Uíge, mostrou-se satisfeito com aquilo que viu.
“Quando as obras estiverem concluídas, os jovens da província do Uíge vão passar a dispor de uma boa infra-estrutura, com serviços dinâmicos, podendo apresentar sugestões sobre actividades a realizar no local.
Por sua vez, o governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, salientou que o governo local vai continuar a apostar e a trabalhar no sentido de atender aos anseios da juventude, numa altura em que se desenha um modelo de instituições que vão garantir a formação dos jovens.
O Governo angolano pretende inaugurar, até 2025, os estádios do Uíge, Huambo, o Centro Desportivo de Alto Rendimento “José Armando Sayovo”, no Bengo, assim como concluir a recuperação total do Estádio Nacional 11 de Novembro, no quadro do quinquagésimo aniversário da Independência Nacional, que se a assinalar em 2025. JAR