Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ministra reconhece aposta do ténis na ascensão do país      

     Desporto              
  • Luanda • Segunda, 24 Abril de 2023 | 17h30
Ministra Palmira Barbosa
Ministra Palmira Barbosa
Marcelino Camões-ANGOP

Luanda - A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, reconheceu hoje (segunda-feira), em Luanda, aposta e trabalhos da Federação Angolana de Ténis (FAT) e agentes nos escalões de formação, para o desenvolvimento da modalidade no país.       

Ao falar na abertura do Circuito Africano de Sub-14 da Federação Internacional (ITF) e continental (CAT), em ambos os sexos, no Kikuxi, em Viana, a governante afirmou que as acções das respectivas entidades nacionais permitem augurar um futuro promissor em Angola.

“Estamos muito satisfeitos com o empenho e dedicação da FAT e outros parceiros, como Academia de Ténis Kikuxi Villas Club, que realizam um trabalho digno, em prol do desenvolvimento do desporto. O nosso reconhecimento também vai para os dirigentes, treinadores, praticantes e outras pessoas envolvidas na causa do ténis e de centenas de crianças”, disse.        

Na sua intervenção, a titular do cargo também realçou a necessidade dos "pequenos" jogadores cultivarem o espírito de “fair play”, tanto no campo como fora dele. Ainda, o melhor aproveitamento das excelentes infra-estruturas do Kikuxi postas a disposição dos tenistas.    

Acrescentou que a actividade desportiva, a iniciar em tenra idade, permite um crescimento harmonioso do praticante, que deve ser incentivado pelos pais, encarregados de educação e professores. Anunciou, igualmente, a realização, proximamente, do Circuito de Sub-18, no país.                 

Por sua vez, o presidente da FAT, Platini Mendes, reiterou o engajamento da instituição no fomento e expansão da especialidade em todas as províncias, organização e participações em provas internacionais.

A concretização dos referidos propósitos, segundo o dirigente federativo, deverá contar com apoios dos associados, agentes, patrocinadores e o órgão reitor do sector.

 “Um dos objectivos da FAT é trazer os torneios da ITF e CAT. Este é o ponto de partida e doravante pensamos acolher uma prova por ano. A Nossa próxima candidatura será para o torneio de Sub-18, mas para isso, precisamos comprovar a nossa capacidade de organização”, frisou   

Posição idêntica, foi manifestada pela antiga tenista do Botswana, Tapiwa Massung, representante da Zona V da ITF/CAT, acompanhada do juiz internacional, o moçambicano Stélio Carlos, que são unânimes em elogiar as infra-estruturas da Academia do Kikuxi Villas Club, que tem condições favoráveis a eventos internacionais.             

Quanto a competição, conta de meia centena de tenistas, em representação de oito países, disputa-se de 24 a 30 deste mês, em masculino e feminino.

Trata-se do país anfitrião (Angola), Botswana, Moçambique, Namíbia, Zimbabwe, Madagáscar, Nigéria e Egipto, que competirão em singulares e pares.        

No primeiro dia, a selecção angolana feminina não teve muita sorte, com Ana João e Danara Roque, incapazes de atingirem as meias-finais, diante de Chelene Chipeka (Zimbabwe) e Cirene Esteves (Moçambique). Em masculinos, o campeão nacional da categoria, Jolino Simão apurou-se para outra fase, onde defronta, na terça-feira, o moçambicano Rosa Imo.           

A realização da prova inédita marca o início de Angola na organização de competições internacionais do calendário da ITF e CAT, contribuindo para o prestígio desportivo do país.

Na década passada, Angola já albergou alguns torneios internacionais, como o da companhia aérea de bandeira (TAAG), sendo o último já mais recente, inserido nos Jogos dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), nos campos do Clube de Ténis de Luanda (CTL), nos Coqueiros, em 2014. VAB     





Notícias de Interesse

Girabola2024-25: Bodunha queixa-se da arbitragem

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 23h20

BP do MPLA reconhece papel histórico da juventude

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 21h55

Interclube empata em Benguela com Williete local

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 21h39

Especialização garante robustez do sistema de saúde

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 21h38

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+