Benguela - A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, anunciou apoio institucional à equipa da Casa do Pessoal do Porto do Lobito, face às diversas modalidades que esta congrega, soube hoje a ANGOP.
A governante falava perante mais de 50 atletas de diversas modalidades desportivas do colectivo, durante uma visita ao seu pavilhão multiusos, na cidade do Lobito.
Segundo Palmira Barbosa, o sector que dirige, dentro das suas possibilidades, está disponível em ajudar este clube que ao longo dos anos tem dado vários atletas às seleções nacionais.
A ministra reafirmou que o Executivo angolano tem grandes responsabilidades com a juventude, e a prática do desporto é uma maneira de os retirar de práticas nocivas à sociedade.
A antiga campeã africana de andebol augura que nos próximos anos possa ver atletas da CPPL a competir nos diversos campeonatos nacionais e quiça na diáspora.
Elogiou, por outro lado, a agremiação por manter modalidades como o andebol, basquetebol, hóquei em patins e o atletismo, em ambos os sexos.
Entretanto, o Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, enalteceu a postura do ministério da Juventude e Desportos, que continua preocupado em melhorar cada vez mais as infra-estruturas desportivas, no sentido de continuar a ocupar a juventude com boas acções.
Referiu que apesar das inúmeras dificuldades, o Porto do Lobito, no âmbito da sua responsabilidade social, vai dar o seu melhor para que a juventude continue a praticar o desporto nas diversas modalidades que o clube tem.
Fez saber, por outro lado, que o clube tem recebido vários convites de equipas europeias no sentido de troca de experiências e descoberta de novos talentos, para futuramente se tornarem em grandes profissionais do desporto mundial.
A ANGOP sabe que entre as preocupações da CPPL estão a nececidade de mais uma quadra desportiva para treinos e de um autocarro para recolha e distribuição dos atletas.
A ministra da Juventude e Desportos encontra-se em visita de trabalho na província de Benguela, onde na última segunda-feira radiografou várias infra-estruturas desportivas e de apoio à juventude, com destaque para o estádio de Ombaka, novo campismo da juventude, bem como a escola de formação em educação física paralisada há mais de dez anos.
A agenda da governante reserva para hoje, terça-feira, visitas aos pavilhões do 1. de Maio e do Sporting de Benguela, bem como às instalações do Clube Nacional de Benguela.
Está ainda previsto um encontro com vários líderes de associações e organizações juvenis. CRB