Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ministra reconhece xadrez a caminho das Olimpíadas 

     Desporto              
  • Luanda • Segunda, 25 Julho de 2022 | 16h08
Ministra da Juventude e Desporto, Ana Paula do Sacramento Neto
Ministra da Juventude e Desporto, Ana Paula do Sacramento Neto
Marcelino Camões

Luanda – A influência do xadrez na evolução das capacidades cognitivas do praticante, fundamentalmente de tenra idade, foi reconhecida hoje, segunda-feira, em Luanda, pela ministra da Juventude e Desporto, Ana Paula do Sacramento Neto.

Para a responsável, quanto mais estudantes, adolescentes e jovens praticarem a modalidade em Angola, maior será o número de intelectualidade, como é política do Executivo.

A governante, que falava em Luanda no acto de entrega da Bandeira Nacional à selecção de xadrez, em ambos os sexos, que evoluirá de 26 de Julho a 10 de Agosto, nas Olimpíadas, na Índia desejou uma participação que dignifique o nome de Angola.

O presidente da Federação Angolana de Xadrez (FAX), Tito Martins, afirmou que presença da ministra e a entregar de um dos símbolos nacionais é um incentivo à delegação.

No evento, a decorrer na cidade indiana de Chennai, Angola tem como objectivo qualificar-se entre as três primeiras a nível de África, num universo de mais de 180 países concorrentes no cômputo geral.

A comitiva, que viajou para o palco da competição, é chefiada pelo presidente do órgão reitor (Tito Martins) que de 7 a 9 de Agosto participará no Congresso da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), acompanhado do seu vice-presidente, António Assis.

Convocados:

Masculinos

Mestre Internacional (MI), David Silva, o Mestre Fide (MF) Sérgio Miguel, MI Vanderson Dias, MI Lutuíma Amaro e MF Domingos Júnior (masculinos). Os três últimos são estreantes.

Femininos

MI Esperança Caxita, Luzia Pires, Ednásia Júnior, Jemima Paulo e Renelsa António (todas MF). As duas últimas participam pela primeira vez.

O combinado nacional é liderado pelo técnico Catarino Domingos (MI), que será auxiliado por dois Grandes Mestres indianos.

 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+