Luanda – A Ministra da Educação, Luísa Maria Alves Grilo, aventou neste sábado, em Luanda, a possibilidade de o seu pelouro implementar o xadrez nas escolas como disciplina curricular, a partir do próximo ano lectivo.
Falando à imprensa, durante a simultânea da modalidade disputada no Memorial António Agostino Neto, disse que será feito um trabalho com a federação e associações provinciais para a efectivação de tal propósito.
Referiu que primeiro será visto o que já existe neste capítulo nas escolas e depois partir-se para acções concretas, de forma mais generalizada pelo país.
Esta reacção da titular da educação surge na sequência do repto lançado pelo Chefe de Estado, João Lourenço, durante a actividade escaquistica, quando falou da necessidade de promoção da aprendizagem desta modalidade desportiva ainda na instrução primária, pela importância que ela encerra.
Já para o presidente da Federação, Tito Martins, a presença do Chefe de Estado e da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, representou o apadrinhamento do casal presidencial.
Mostrou-se congratulado pelo pronunciamento do Presidente da República de que o xadrez deve iniciar na escola, augurando que as instituições intervenientes (ministério da Educação e dos Desportos) despoletem acções neste sentido.
Tito Martins afirmou que colocar o xadrez nos estabelecimentos de ensino em Angola é um projecto antigo não concretizado na totalidade.
A simultânea de xadrez foi ganha pelo atleta da Escola Ditrov, Jaime Sonhi, 14 anos de idade.