Luanda - A necessidade da preservação da memória colectiva e factos históricos do desporto angolano, para o incentivo às futuras gerações foi hoje (terça-feira), em Luanda, exortada pela ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa.
Ao falar na cerimónia de entrega do livro “Homenagem às Glorias do Passado do Nosso Desporto”, na Galeria da Cidadela, a governante, que agradeceu o trabalho e o gesto dos autores da obra, apelou outras individualidades a seguirem o mesmo exemplo no enriquecimento do acervo do sector.
“Agradeço, em primeiro lugar, os autores desta importante obra, que narra factos históricos da trajectória do desporto angolano. É preciso incentivar demais pessoas a retratarem as suas vivencias e factos importantes do nosso desporto, para a sua divulgação e conhecimento por partes dos jovens”, disse.
Para a titular do cargo, a Galeria dos Desportos, onde será depositado o livro, tem a função de receber valores materiais de grande importância histórica, em que os jovens devem tomar contacto e conhecimento, a ser utilizado na sua iniciação à prática das modalidades.
Por sua vez, Sack Santos, na ausência do co-autor, Lito Brandão, residente na Inglaterra, fez uma breve explicação sobre as fases de elaboração do livro, desde a ideia, recolha de dados e história desportiva de distintas personalidades e modalidades desportivas, que inicia do período de 1930 até à fase contemporânea.
Ainda do livro, cujo lançamento aconteceu no princípio do ano, com 392 páginas, no seu acervo bibliográfico, foram homenageadas 196 figuras emblemáticas do desporto nacional de 13 modalidades.
Numa primeira fase, 500 exemplares foram colocados à disposição do público, ao preço de 15 mil kwanzas. Os feitos alcançados ao longo de mais de 30 anos, nas distintas modalidades são retratados na obra.
Dentre os homenageados, realce para a ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, e Paulo Bunze (andebol), Demóstenes de Almeida “Cliton” (atletismo), Joaquim Dinis "Brinca N´areia” (futebol), Damásio Júnior "Kaissara” (hóquei), Luís Fortunato (boxe), Jean Jacques, Gustavo e Guimarães (basquetebol) e Nádia Cruz (natação).
Na ocasião, ainda na Galeria do Complexo da Cidadela, também homenageou-se, o falecido jornalista António Muaxilela, em que igualmente fez-se a entrega de um vestido desportivo, com assinaturas de varias personalidades, à ministra Palmira Barbosa.
Com à presença também da secretária de Estado para os Desportos, Teresa Ulundo, familiares, ex-colegas da Rádio Nacional de Angola (RNA) e outras figuras, apesar da consternação, evidenciaram as qualidades profissionais e humanas do malogrado, que deu um importante contributo ao desenvolvimento do desporto.
Além da ministra, usaram da palavra, a jornalista Ana Cristina, a sua esposa, Teresa Muaxilela, o irmão, Mota Lemos, e a filha, Amélia Muaxilela, que convergiram no reconhecimento aos feitos do falecido, que hoje, dia 12, completaria 61 anos de idade.
A iniciativa da indumentária, que ficará na Galeria, preparada em 2007, na altura do Afrobasket, disputado no país, também esteve a cargo da sua ex-colega da RNA, Inês Chissingue. VAB