Ministra apela testes aos praticantes de exercícios e desportistas    

     Desporto              
  • Luanda • Domingo, 21 Julho de 2024 | 17h14
1 / 4
Ministra da saúde, Silvia Lutucuta
Ministra da saúde, Silvia Lutucuta
Luís Catraio
2 / 4
Pormenor de um jogo de ténis
Pormenor de um jogo de ténis
Alberto Julião-ANGOP
3 / 4
Ministra da Saúde na 1ª jornada de Medicina do Desporto, na Academia de Ténis do Kikuxi Villas Club
Ministra da Saúde na 1ª jornada de Medicina do Desporto, na Academia de Ténis do Kikuxi Villas Club
Dr
4 / 4
1ª jornada de Medicina do Desporto, na Academia de Ténis do Kikuxi Villas Club
1ª jornada de Medicina do Desporto, na Academia de Ténis do Kikuxi Villas Club
Dr

Luanda – A importância dos testes médicos para a garantia da capacidade, bem-estar dos praticantes da cultura física e desportos foi defendida, em Luanda, pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.   

Ao falar na 1ª jornada da Medicina Desportiva da Academia de Ténis do Kikuxi Villas Club (KVC), sábado, em Viana, a titular do cargo aconselhou todos aqueles que pretendem iniciar exercícios físicos e o desporto devem primeiro consultar os profissionais de saúde, para que possam aferir o seu real estado e acções adequadas.          

Acrescentou que o país só terá um desporto desenvolvido e com resultados satisfatórios, caso os seus praticantes estejam saudáveis e livres de todos os factores negativos, como doenças, drogas e outras.        

Para a também médica, a certificação dos praticantes de exercícios físicos e desportistas, por especialistas de saúde, permitem ainda evitar situações de lesões e casos mais graves, que podem por em risco a vida dos aderentes.                          

De igual modo, a ministra Sílvia Lutucuta reiterou o engajamento da sua instituição em continuar a formar quadros da especialidade, em parceria do Ministério da Juventude e Desportos.

Com o Lema: "Lesões Desportivas", numa iniciativa do KVC, a jornada contou com vários profissionais de saúde e especialistas da medicina do desporto, que dissertaram aspectos inerentes ao sector. Dos prelectores, realce para a directora do Centro de Medicina do Desporto, a médica Stella Cristiano.            

Da parte do KVC, a sua direcção considerou ser um evento concluído com sucesso, já que foi inspirador, repleto de aprendizado e troca de conhecimentos.

"Um agradecimento especial a todos os participantes e palestrantes que tornaram este dia memorável. Vamos juntos continuar a promover a saúde e o bem-estar no desporto", lê-se na nota, a que ANGOP teve acesso. 

Academia de Ténis do Kikuxi Villas Club, que possui mais de 10 campos, piso rápido e terra batida, é o principal centro de formação de praticantes no país.

Em parceria da Federação Angolana de Ténis (FAT), o KVC tem merecido a indicação por parte da Confederação Africana (CAT) e Federação Internacional (ITF), para a realização de várias provas. VAB  

 

      





+