Benguela – A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, afirmou hoje, terça-feira, que o seu sector vai trabalhar com as associações desportivas em Benguela para reabilitação das infra-estruturas em estado avançado de degradação.
Palmira Barbosa falava num encontro com os líderes de associações e organizações juvenis e desportistas, e anunciou que dentro de seis meses serão retomadas as obras para conclusão, ainda este ano, do futuro Campismo, paralisadas há mais de dez anos.
Defende que, com a conclusão dessas obras, a juventude terá à sua disposição uma infra-estrutura que vai responder às suas preocupações, tanto de lazer, desportivas, como de bem-estar.
Palmira Barbosa disse que a visita de trabalho à província de Benguela visa constatar in loco o estado das infra-estruturas desportivas existentes e ajudar na dinamização do movimento associativo juvenil.
Segundo a governante, a prática do desporto é um factor fundamental de mudança e inclusão social, e a recuperação das infra-estruturas desportivas em todo território nacional constitui uma das principais preocupações do Presidente João Lourenço.
Palmira Barbosa disse, por outro lado, que a província de Benguela conta com três centralidades que possuem infra-estruturas desportivas, apelando, por isso, a massificação dos desportos escolares e movimentos desportivos nas comunidades.
A também considerada melhor jogadora africana de andebol de todos os tempos informou aos presentes que a província de Benguela é a que mais atletas deu ao longo dos anos ao andebol e em particular às seleções nacionais, por isso a atenção especial que merece na recuperação e preservação das infra-estruturas em estado de degradação.
Durante dois dias de trabalho, a ministra visitou o clube Nacional de Benguela, Casa Pessoal do Porto do Lobito, Sporting Clube de Benguela, o emblemático Estrela 1 de Maio, bem como infra-estruturas desportivas e sociais para juventude.CRB