Mbanza Kongo- A Ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula de Sacramento Neto, anunciou esta quinta-feira, em Mbanza Kongo, a intenção de inserir os jogos tradicionais no leque das modalidades do sistema desportivo nacional.
Ao discursar no acto nacional de lançamento dos jogos, a governante informou que está em curso o processo de identificação de jogos tradicionais em todo o país, realçando que já foram catologadas várias modalidades.
A título de exemplo, adiantou, na província do Zaire já estão catalogados os jogos Sueka Solola, Luela, Kanza, Mbele, Kenga, Singa e Mbuata.
A ministra explicou que este exercício culminará com a criação de núcleos provinciais, que poderão evoluir para associações ou federações, que terão a responsabilidade de coordenar as actividades dos jogos tradicionais no país.
Para Ana Paula do Sacramento, o resgate e registo destes jogos visam valorizar a identidade cultural e tradições angolanas.
Defendeu que os jogos devem fazer parte da vida e convivência dos angolanos, pelo significado e simbolismo de que se revestem, frisando ser fundamental que sejam transmitidos de geração em geração.
Informou que Angola tem estado a apresentar propostas em fóruns internacionais, no sentido de se prestar maior atenção ao desenvolvimento dos jogos tradicionais a escala mundial.
Ana Paula de Sacramento Neto disse que o seu pelouro acompanha, atentamente, o trabalho das autoridades e da sociedade civil no Zaire, em prol do resgate dos jogos herdados do império do Reino do Kongo, a quem encorajou a prosseguirem nesta senda.
A Ministra da Juventude e Desportos cumpre, desde terça-feira, uma visita de trabalho de quatro dias à provincia do Zaire.