Luanda - As actividades do Ministério da Juventude e Desportos, no âmbito das comemorações dos 50 anos de independência, marcaram, quarta-feira, em Luanda, a reunião entre o Ministério de tutela e o das Finanças.
O encontro, à porta fechada, abordou outros temas da actualidade, com destaque para o mecenato desportivo e a construção de infra-estruturas, algumas das quais serão inauguradas nas festividades dos 50 anos.
Rui Falcão (Juventude e Desportos) e Vera Daves (Finanças) abordaram, igualmente, a questão da dívida, entre outras, decorrente da falta de pagamento de prémios de competição com atletas, equipas técnicas e dirigentes.
Falando à imprensa, no final da reunião, Rui Falcão afirmou, que além do quadro actual da dívida, abordou-se ainda a necessidade de maior apoio à Juventude e ao Desporto, ao Centro Nacional de Medicina Desportiva (CENAMED).
Os dois responsáveis ministeriais falaram sobre como se deverá tratar a questão do mecenato desportivo doravante, conforme o interlocutor.
O ministro afirmou que as questões do sector foram discutidas de forma abrangente, resultando daí a colocação de preocupações e recebimento de orientações com o objectivo de trabalhar naquilo que se impõe.
Rui Falcão considera que o programa dos 50 anos de independência em 2025 deve ser encarado dentro de um quadro especial, sendo que será criada uma comissão específica para o efeito.
Quanto à nova sede do MINJUD, de cinco andares, localizada na Cidade Administrativa, no Talatona, referiu que o projecto já foi aceite e que o imóvel será requalificado.
Em 2025, Angola comemora 50 anos de independência, alcançada em 1975. IN/MC