Lubango – O novo presidente da Associação Provincial de Taekwando, José de Freitas, definiu como prioridades, para o mandato de quatro anos, a expansão da modalidade nos escalões de formação e a promoção de provas nos 14 municípios da Huíla.
Em entrevista hoje, segunda-feira, à ANGOP, no Lubango, o antigo praticante do Clube Ferroviário da Huíla eleito no sábado, disse que o seu consulado vai apostar na formação técnico-profissional de árbitros e estabelecer vínculos com o empresariado para mobilizar apoios tendentes a fomentar da modalidade.
"O nosso desafio passa também por criar um centro de alto rendimento para incentivar a massa juvenil a enveredar pela prática na região", anunciou.
Sublinhou que em 2020 a modalidade perdeu o seu brio devido a pandemia da covid-19, pelo que atrapalhou a direcção cessante, uma situação que se pretende inverter.
Desde 1995 que a associação de Taekwando, na Huíla tem participado em campeonatos nacionais e internacionais, sendo que o Benfica Petróleos do Lubango é a melhor equipa com 13 medalhas conquistadas.
Em 2023 a Huíla fez-se representar por três atletas no africano e no Panafricano e conquistou três medalhas.
A associação da modalidade controla 16 equipas, sendo 13 que votaram a favor do único candidato e três votos nulos. JT/MS