"Militares" entram com "pé direito" no Girabola

     Desporto              
  • Uige • Domingo, 15 Setembro de 2024 | 18h45
Equipa do 1º de Agosto (Arquivo)
Equipa do 1º de Agosto (Arquivo)
Domingos Cardoso-ANGOP

Uíge - O 1° de Agosto iniciou com "pé direito" o Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão "Girabola 2024/25", ao vencer este domingo, na cidade do Uíge, o Santa Rita de Cássia, por 1-0.

O duelo, em que os forasteiros não deram espaço para grandes surpresas, foi disputado no histórico estádio municipal 4 de Janeiro, partida que contou para a primeira ronda da prova que vai na sua quadragésima sétima edição.

O único golo do encontro foi apontado pelo médio Agnaldo, quando estavam decorridos 60 minutos.

Com o triunfo, o 1° de Agosto juntou-se às equipas que acumulam 3 pontos na tabela geral de classificação, pelo facto de, igualmente, vencerem noutros encontros da ronda inaugural.

Apesar de jogar perante seus adeptos, foi o clube militar que assumiu a responsabilidade de atacar mais e assim chegar com alguma frequência à baliza contrária, mas sem sucesso, por encontrar uma defesa adversária muito consistente nos processos técnicos e tácticos.

Na segunda parte, o primeiro de Agosto entrou "explosivo" com vontade de chegar à vantagem bem cedo, mas pela frente encontrou uma formação uigense muito pragmática. Fernando, Agnaldo e Calebi eram os mais insatisfeitos, mas a bola tardava a entrar.

Dessa maneira, o conjunto forasteiro foi para cima e passou a acumular várias chances de golo.

O Santa Rita de Cássia viu o adversário marcar no minuto 60, depois de Agnaldo ter sofrido uma falta perto da área de penalidade. Foi ele que se encarregou de fazer  cobrança do livre, tendo deixado a bola no fundo das redes, na sequência de um potente remate que ainda sofreu um desvio.

Após sofrer o golo, Ngoma Rafael fez várias substituições com o objectivo de igualar o jogo, mas sem sucesso, pelo facto de os militares anularem com muito pragmatismo os ataques do seu conjunto.

Reacções 

No final do desafio, o treinador-adjunto do Santa Rita de Cássia, António Dicas, que parabenizou o vencedor da partida, lamentou a derrota do seu conjunto que não soube aproveitar as poucas oportunidades criadas.

Por sua vez, o treinador principal da "turma" militar, Filipe Nzanza, disse ser um homem feliz, por conseguir três pontos num terreno difícil de se jogar.

Prometeu trabalhar muito para a sua formação alcançar os objectivos traçados, com destaque para a melhoria do sétimo lugar alcançado na época passada.

Na próxima jornada, o Santa Rita de Cássia vai à Lunda Norte defrontar o Sagrada Esperança, ao passo que o 1° de Agosto vai receber no estádio França Ndalu o Recreativo do Libolo. JAR





Notícias de Interesse

+