Luena – A 2ª edição da prova de atletismo denominada "Correndo pela Paz", que prevê congregar mil atltetas das províncias do Moxico (anfitriã), Lunda Sul e Lunda Norte, realiza-se no 4 de Abril, no Luena, para saudar o Dia da Paz.
A competição, a realizar-se num percurso de 10 quilómetros, contará com a participação de fundistas federados, não federados e público em geral.
Em declarações esta quarta-feira à imprensa, o director do gabinete provncial da Cultura, Turismo e Juventude e Desporto, Zeferino Menezes, afirmou que o certame visa congregar todos os cidadãos nas festividades do 20º aniversário da Paz e Reconciliação Nacional.
A corrida terá três pontos de partida, mas com término no complexo turístico do Monumento a Paz.
Os atletas federados iniciam nas imediações da futura Centralidade do Luena, os não federados têm o tiro de largada defronte às instalações da Delegação da Caixa de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas (FAA).
Para a classe feminina, a corrida pedestre começará nos arredores da unidade principal dos Bombeiros, passando por várias artérias da cidade do Luena,
As inscrições terminam na próxima sexta-feira, sendo que os primeiros três melhores classificados de cada categória terão prémios monetários, no entanto, não especificados.
A primeira edição desta competição foi igualmente realizada no Luena, mas não houve classificação dada ser experimental.
O Memorando da Paz e Reconciliação Nacional foi rubricado a 4 de Abril de 2002.