Luanda – O mestre internacional (MI) David Silva conquistou hoje (quarta-feira), em Luanda, a 3ª edição da Taça Sonangol de rápidas em xadrez, ao derrotar na final o MI Erikson Soares, numa prova alusiva aos 48 anos de existência da empresa petrolífera, a assinalar-se dia 25 deste mês.
O xadrezista, que evolui em França, terminou a prova com seis pontos, mercê de seis vitórias, uma derrota, em sete jornadas.
A segunda posição coube ao Candidato a Mestre (CM), Cambando José, com 5, 5 pts, obtendo cinco vitórias, uma derrota e o mesmo número de empates, enquanto na terceira posição ficou o Especialista (E), Jaime Sonhy, com 5 pts, tendo cinco vitória e duas derrotas.
No sector feminino, a mestre Fide (MF) Luzia Pires foi a grande vencedora, secundada pela MF, Ednasia Junior e Jemima Paulo (terceira).
A nível dos trabalhadores da empresa (Sonangol), Walter Frances, com seis pontos, foi o vencedor, com seis vitórias e uma derrota. António Assis e Vander Manuel ficaram nas posições seguintes.
A prova unificada, com a participação de 20 jogadores federados, disputada em sistema suíço, serviu, também, de antecâmara para a 13ª edição dos Jogos Africanos, a disputar de 8 a 23 de Março no Ghana.
Declarações:
David Silva considerou ter sido uma conquista difícil perante o nível dos oponentes, ainda mais porque as provas de rápidas não são o seu forte.
Segundo o bicampeão africano de juniores, número um no ranking nacional, com 2418 pontos de elo, conseguiu aprimorar e colher dados visando os jogos africano, onde o objectivo é o pódio.
O jogador da equipa francesa de Bois-Colombes, acrescentou que no Ghana também será disputado o Campeonato Africano Absoluto Individual, que será de 12 a 28 do mesmo mês, em que o objectivo é o mesmo, estar no pódio.
Nos Jogos Africano, David Silva vai fazer dupla com a MF Ednásia Junior, a primeira no Ranking nacional em freminino, com 1830 pontos.
Já no Africano absoluto individual, para além de David Silvia e Ednásia júnior, vão também Jemima Paulo (1837) e MI Amorim Agnelo (2082).
BSV/MC