Luena – Trinta e oito crianças, dos seis aos 14 anos, participam, desde hoje, no Luena, num programa denominado “ABC do xadrez”, enquadrado no projecto de massificação da modalidade na província do Moxico.
O projecto da Associação Provincial de Xadrez visa, ainda, incutir os benefícios do xadrez na vida estudantil, promover o raciocínio lógico e a criatividade nas crianças.
A associação da modalidade pretende, a curto prazo, competir, com essas crianças, nos campeonatos nacionais de xadrez, e, a médio prazo, estabelecer uma parceria com a vizinha República da Zâmbia, com vasta experiência nesta disciplina.
Por seu turno, o membro da APX-Moxico, Alione Muzangueno, em declarações à ANGOP, explicou que as inscrições para os interessados decorrem até ao dia 25 do corrente mês, pois o processo de massificação vai até 2024.
O também treinador explicou que os treinos serão realizados todos os sábados e domingos nas categorias de sub-8, 10, 12 e 16, em sistema de maratonas.
Alione Muzangueno informou que a direcção do Bravos do Maquis poderá participar do campeonato provincial da modalidade em Dezembro próximo, servindo de antecâmara para o nacional de xadrez, a decorrer em Malanje.
A Associação Provincial de Xadrez, revitalizada em 2016, controla 45 atletas.