Luena – O técnico do Bravos do Maquis, Mário Soares, reconheceu a superioridade do Petro de Luanda, adversário desta terça-feira, em jogo de antecipação à 15ª Jornada do Campeonato Nacional de futebol “Girabola2023/24”.
Em conferência de imprensa para o lançamento do desafio, realizada esta segunda-feira, o treinador maquisarde atribuiu “total” favoritismo ao oponente, tendo em conta o plantel e os objectivos do Petro de Luanda.
Apesar deste reconhecimento, Mário Soares disse que a equipa que orienta está munida de valores e competências, com vista a surpreender e “roubar” pontos ao adversário em pleno estádio 11 de Novembro.
Para concretizar essa objectivo, afirmou que clinicamente os jogadores estão bem e unidos.
“A certeza do futebol é a incerteza do resultado, é isso que vamos procurar fazer, porque acreditamos nos nossos argumentos.” afirmou.
Com 17 pontos na tabela classificativa, o FC Bravos do Maquis vem de três vitórias consecutivas, diante das equipas da Santa Rita (2-0), São Salvador (1-0) e União de Malange, de 2-1.
Já o Petro de Luanda que ocupa a segunda posição com 24 pontos, atrás do Desportivo da Lunda Sul, venceu duas, das três últimas partidas, diante do Desportivo da Huíla (1-0) e Kabuscorp do Palanca (3-0), tendo empatado com o Sagrada Esperança a zero bolas.
No histórico, o conjunto do Catetão, 17 vezes campeão do Girabola, ostenta 25 vitória, dos 44 confrontos realizados, enquanto a equipa do Moxico, vencedor da taça de Angola em 2015, possui sete vitórias frente ao Petro e 12 empates pelo meio.
A vitória mais volumosa da equipa do Moxico aplicada aos tricolores ocorreu na edição do Girabola de 2013, por 4-2, no estádio Mundunduleno, enquanto dois anos anteriores, o Petro de Luanda aplicou 7-0, aos maquisardes no estádio 11 de Novembro.
Eis os outros jogos da 15ª Jornada:
Interclube - Kabuscorp do Palanca (15h30, estádio 22 de Junho/Luanda)
Recreativo do Libolo - Desportivo da Huíla (15h00, estádio de Calulo/Kwanza-Sul)
Desportivo da Lunda-Sul - Wiliete de Benguela (15h00, estádio das Mangueiras/Saurimo)
Sagrada Esperança - 1º de Agosto (16h00, estádio dos Coqueiros/Luanda)
União de Malange - Santa Rita de Cássia (15h00, estádio 1º de Maio/Malange)
São Salvador do Kongo - Académica do Lobito (15h00, estádio Álvaro Buta/Zaire)
O Sporting de Cabinda descansa por força de calendário. LTY/TC