Luena – Com derrotas averbadas na última dupla jornada, o Bravos do Maquis falha, pela terceira vez consecutiva, a meta de fixar-se entre os três melhores classificados do Girabola2023/24, e poderá estar de fora das afrotaças.
As duas derrotas nas últimas duas rondas (diante da Académica do Lobito 0-1, e São Salvador do Congo 0-1), afastou as possibilidades do Maquis chegar ao terceiro lugar, qualificativo às afrotaças.
Pois, em hipotética três vitórias em iguais números de jogos restantes, a equipa do Moxico saíria dos actuais 34 para 43 pontos, insuficientes para alcançar o pódio liderado pelo Petro de Luanda (57), Sagrada Esperança (56) e o "sensacional" Desportivo da Lunda Sul (47).
A semelhança do sucedido à edição anterior em que se quedou na sexta posição com 39 pontos, após promoter pódio aos seus adeptos, e por esta via seguir às afrotaças, o Maquis voltou a adiar tal desiderato no presente Girabola.
Em termos matemáticos, para chegar ao terceiro lugar, além da equipa da Lunda Sul, principal candidato a assegurar o terceiro lugar, os maquisardes dependeriam do deslize de mais quatro formações que estão mais próximas do pódio, nomeadamente, o Kabuscorp do Palanca, Wiliete de Benguela, 1º de Agosto e Desportivo da Huíla.
Nesta temporada, o conjunto orientado por Mário Soares já logrou 10 vitórias, igual número de derrotas e quatro empates, faltando defrontar o Clube Recreativo de Malanje, Sagrada Esperança e Petro de Lunda, tendo marcado 23 golos e sofrido 22.
Na passada edição do Girabola (2022/2023), a direcção do clube preconizou igualmente o terceiro lugar, tendo ficado na sexta posição, com 39 pontos (10 vitórias, 9 derrotas e igual número de empates), bem como na temporada 2021/2022 em que ficou no quinto posto, somando 46 pontos (12 vitórias, 10 derrotas e 8 empates).
Fundado na cidade do Luena, em 27 de Julho de 1983, o terceiro lugar, conseguido em 2013, foi a melhor classificação do Bravos do Maquis, em 26 anos desde que começou a disputar o Girabola.
O Girabola 2023/24 é liderado pelo Petro de Luanda com 57 pontos (com menos um jogo), seguido pelo Sagrada Esperança (56). TC/YD