Luena – O FC Bravos do Maquis do Moxico anunciou as primeiras três contratações, com vista a reforçar o plantel na temporada 2024/2025, onde poderá evoluir nas afrotaças, além do Girabola e Taça de Angola.
De acordo com uma nota divulgada na sua página do facebook, os maquisardes contrataram o avançado Jó Paciência, que na temporada passada evoluiu no Cape Town City da África do Sul, após ter representado igualmente as equipas do Interclube, Sagrada Esperança, Recreativo do Libolo, Sporting de Cabinda, entre outros.
Ao serviço do emblema sul-africano, Jó Paciência (28 anos) marcou dois golos, em 22 jogos realizados, mas a sua época de “ouro” foi na temporada 2021/22, quando apontou nove golos, em 17 jogos disputados ao serviço do Sagrada Esperança.
Ainda no sector atacante, o Bravos do Maquis contratou o avançado, de 19 anos, Job Mikel, proveniente do Varzim de Portugal, equipa da segunda divisão, onde cumpriu metade da temporada finda, tendo efectuado nove jogos e sem golos marcados.
Antes, o atleta nacionalidade angolana, notabilizou-se ao serviço do Estrela de Amadora, marcando sete golos, em nove jogos realizados.
No sector defensivo, reforçou-se com o luso-angolano de 23 anos, Ruam Marcelom, que actual nos Dragões Sandinenses FC, um clube distrital, que actuará na posição de defesa central e trinco.
O clube do Moxico garantiu a continuidade dos atletas Ruben, Sami, Messias, Edmilson, Vadinho, Tiago, Higino, Francis, Macaiabo e o nigeriano Emmanuel, melhor marcador da equipa com sete golos rubricados.
No sentido oposto, a equipa informou a saída do defesa Fred, que completou 24 jogos em duas temporadas, após terminar o vínculo contratual.
Além de Fred, seis atletas podem deixar o clube a qualquer momento, após fim do vínculo contratual.
Trata-se do experiente médio ofensivo Gogoró, um dos atletas mais utilizados nas duas temporadas ao serviço do Maquis, clube que representou por 36 ocasiões, marcando três golos e duas assistências.
A lista das prováveis saídas, consta ainda o defesa Sargento, que, em duas temporadas no emblema do Moxico, efectuou 21 jogos e dois golos.
O guarda-redes Agostinho Calunga, que acumulou oito temporadas ao serviço dos "azuis e branco" , sendo que no mais recente campeonato defendeu a baliza dos maquisardes por 15 ocasiões, sofrendo 14 golos e o médio ofensivo Luís, igualmente em final de contrato, juntam-se na lista.
O médio Nandinho, envolvido em 11 jogos e uma assistência, durante uma temporada no leme maquisardes, além do médio Vado, compõem o leque de jogar que podem causar uma "sangria".
O vice-presidente para o futebol do Maquis, José Barreca, disse que a continuidade destes jogadores no plantel dependerá do consenso entre as partes, caso o clube manifeste o interesse de renovação contratual.
Na próxima época, o FC Bravos do Maquis poderá evoluir no Girabola 2023/24, Taça de Angola, Supertaça, e na Taça das Confederações, sob égide da Federação Africana de Futebol (CAF).
No recente Girabola terminado, ganho pelo Petro de Luanda, os maquisardes ficaram na oitava posição, com 37 pontos e chegando à final da Taça de Angola, vencido petrolíferos. TC/YD