Malanje- O atleta Manuel António, do Clube ABC de Malanje, venceu este domingo o Prémio "Palanca Negra Gigante" em atletismo, na categoria dos convencionais em masculino, ao cronometrar 30 minutos, num percurso de 10 quilómetros.
O evento foi organizado pelo Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, em parceria com a Associação Provincial de Atletismo.
Visou apurar seis atletas em masculino e feminino das categorias dos convencionais, paralímpicos e juvenis, para representar a província de Malanje na corrida de fim-de-ano, São Silvestre 2024, em Luanda.
Para a mesma categoria, o segundo lugar coube ao fundista Celestino Lourenço, enquanto Ambrósio Ribeiro ficou na terceira posição.
Já em feminino a vencedora foi a atleta do município de Calandula, Madalena Gaspar, seguida de Esperança João e Teresa António, em segundo e terceiro lugares.
Na ocasião, o vice-governador para o sector Político, Social e Económico, Franco Mufinda realçou a necessidade de massificação da modalidade na província, através da realização regular de campeonatos internos para despoletar o empenho dos atletas, e não apenas no final de ano.
Manifestou a disposição do Governo provincial em continuar a apoiar os Clubes, com vista ao aumento do número de atletas, sobretudo federados.
Por sua vez, o presidente da Associação Provincial de Atletismo, João Moisés Fernandes ressaltou a participação da categoria de juvenis este ano, como motivo de satisfação, na medida em que demonstra o crescimento da modalidade.
Entretanto, explicou que Malanje não poderá realizar a tradicional corrida de fim de ano, por questões de vária ordem, daí que a prova ora termina vai contar para a São Silvestre local.
Enquanto isso, o atleta Manuel António, pediu mais apoios do Governo aos Clubes, com vista a participação exitosa dos atletas na São Silvestre de Luanda.
Os vendedores de cada categoria receberam valores monetários e certificados de participação na prova. Concorreram para o Prémio Palanca Negra Gigante, 58 fundistas entre federados e amadores dos municípios de Calandula e Malanje. RM/NC