Luena - A manutenção da hegemonia da Selecção Nacional Feminina de Andebol no continente africano e a melhoria da classificação em participações em mundiais, é um dos objectivos do candidato único à presidência da Federação Angolana de Andebol (FAAND), José de Amaral “Maninho”.
O candidato trabalhou, esta quarta-feira, no Luena, província do Moxico, no âmbito da sua campanha de "caça ao voto" nesta região do país.
“Maninho”, jornalista de profissão, assume que o objectivo do seu segundo mandato, em caso de vitória, passará em continuar no lugar mais alto do pódio continental, no escalão sénior feminino e recolocar a selecção nacional em cadetes no primeiro lugar continental.
No quadro da competição externa, disse, outra preocupação passa na melhoria do desempenho das selecções nacionais masculinas, principalmente a do escalão sénior.
O candidato, de 61 anos, promete igualmente continuar a ter maior aproximação com as Associações Provinciais da modalidade, para o desenvolvimento da modalidade no país, durante o quadriénio (2024-2028).
Neste segmento, prometeu aos eleitores da província do Moxico a realização do Campeonato Nacional da modalidade em Júnior Masculino e Feminino, em 2025, tendo em conta as participação regular das equipas locais nos nacionais da modalidade.
A província conta pelo menos com sete clubes que praticam o andebol, nomeadamete, o Bravos do Maquis, 22 de Novembro, Academia Brilhante do Leste, Jovens de Hoje, Atlético do Luena, Escola Visão do Futura e a Escolinha Clube Recreativo do Moxico.
Maninho começou a praticar o andebol na Escola Preparatória General Geraldo António Victor, em 1973.
Teve passagem, igualmente, pela Selecção Nacional de Seniores de Angola, Sporting Clube de Luanda, Clube Atlético de Luanda, Benfica de Luanda, 1º de Agosto, entre outras equipas do país.
No quadro da campanha eleitoral, já teve passagem nas províncias de Cabinda, Cuanza – Norte, Malanje, Uige e Moxico. LTY/TC/YD