Malanje - A província de Malanje conta desde hoje, sexta-feira, com uma nova pista oficial de motocross, localizada no bairro Alto-Guiné, nesta cidade, concebida para a massificação da modalidade e atrair pilotos e turistas.
O espaço com mil e 800 metros de cumprimento, possui curvas, saltos, ondulações e outros obstáculos de dimensões internacionais, foi apresentado hoje a classe de corredores e aos amantes do desporto motorizado da província.
Nesta altura é a única funcional em Malanje, sendo que as três anteriormente utilizadas para provas, nos bairros Voanvoala, Cafucufucu e Culamuxito, eram adaptadas e foram desaparecendo ao longo dos anos, por força da natureza.
No acto de apresentação, o presidente da Associação Provincial dos Desportos Motorizados, Júlio de Oliveira anunciou a estreia da mesma no dia 18 de Setembro próximo, com a realização de uma prova nacional, enquadrada nas festividades do dia do herói nacional.
Disse que a agremiação tem ainda projecto de construção nos próximos tempos de autódromo e um e kartódromo, no mesmo local, visando estimular as modalidades de automobilismo e motociclismo.
Precisou que o autódromo terá uma pista principal de quatro quilómetros para a prática do automobilismo, motociclismo e outras modalidades.
Por sua vez, o coordenador técnico da Federação Angolana dos Desportos Motorizados (FADM), Pedro Silva “Xerife” considerou a iniciativa da Associação Provincial, como gesto de desenvolvimento da modalidade, sendo que Malanje é a província que até então não realiza competições por falta de espaço apropriado.
Reconheceu haver algumas insuficiências ao longo do percurso, como limalhas, tendo por isso apelado para a melhoria das mesmas, incluindo aspectos técnicos, sob pena de colocar alguns entraves durante as competições.
A província de Malanje conta actualmente com cinco clubes e mais de 50 pilotos de motocross. RM/NC/PBC