Huambo – Dois mil 228 alunos, formados em 42 equipas unificadas de andebol, atletismo, basquetebol, futebol e ginástica, participam desde hoje, sábado, na 13ª edição dos jogos escolares da província do Huambo.
Trata-se de 15 equipas escolares do I ciclo e 27 do II ciclo, dos municípios do Bailundo, Caála, Cachiungo, Ecunha e Huambo, que vão competir, aos fins-de-semana, até 22 de Março próximo.
A competição decorre sob o lema “Valorizar as conquistas alcançadas, construindo um futuro melhor”.
Ao intervir na abertura do evento, decorrida no pavilhão multiusos Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem, no interior da cidade do Huambo, o director do gabinete da Educação, Mário Rodrigues, considerou importante o desporto escolar, por ser factor determinante para a promoção da boa harmonia e consciência social.
Acrescentou que o desporto contribui para a boa aprendizagem dos alunos na escola, na melhoria da saúde e na redução da violência social.
Por sua vez, o director do gabinete da Juventude e Desportos na província do Huambo, José Albano Manuel, felicitou as escolas participantes na competição, que, até Março próximo, terão melhorias no intercâmbio, relacionamento e confraternização entre os alunos, com foco na assimilação das disciplinas.
Salientou que o desporto proporciona maior desenvolvimento social e bem-estar, sobretudo, das crianças e jovens, daí a aposta do Governo da província do Huambo no crescimento das várias modalidades, para que, nos próximos tempos, os alunos participem nos campeonatos escolares regionais e nacionais.
O sector da Educação na província do Huambo matriculou, no ano lectivo 2024/2025, um total de 943 mil alunos em todos os subsistemas de ensino/aprendizagem, que estudam em cerca de 10 mil 586 salas de aula, que perfazem mais de 900 escolas. ZZN/ALH