Ondjiva - Quinhentos e 20 alunos, pertencentes a 10 instituições de ensino, participam na fase municipal do desporto escolar no Cuanhama, província do Cunene, nas modalidades de futebol, basquetebol, andebol, voleibol e atletismo.
A informação foi prestada esta sexta-feira à ANGOP, pelo coordenador da Acção Social e Desporto Escolar do município do Cuanhama, Delfim Valungameka, referindo que a prova arrancou no passado dia 25 do corrente mês com previsão do término a 22 de Fevereiro.
Segundo o responsável, trata-se de alunos com idades compreendidas entre os 12 aos 16 anos, pertencentes às escolas do ensino público e privado da sede do município, uma vez que a outra comuna debate-se com dificuldades de locomoção, falta de infra-estruturas desportivas e factor idade.
Lembrou que os jogos escolares para além de incentivar e massificar a prática desportiva, desenvolvem nos alunos conhecimentos sobre a ética desportiva tais como o espírito de “fair play”, o intercâmbio sociocultural e o hábito de trabalho em grupo.
Entretanto, referiu que as modalidades de sala estão reduzidas devido às dificuldades de quadras polidesportivas, na qual as escolas que não dispõem estão a treinar em espaços adaptados.
Cunene,conta apenas com 11 escolas, das 82 infra-estruturas do ensino secundário, da província do Cunene, dispõem de campos para prática do desporto escolar e aulas de educação física.
Delfim Valungameka referiu que a expectativa é que as selecções apuradas a nível do município representem a província condignamente para garantir a participação no zonal e nacional dos jogos escolares.
De realçar que o Executivo angolano está apostado em dinamizar o desporto escolar, para proporcionar momentos de diversão e promover a cultura de “fair Play”, partilha de conhecimento, descoberta de talentos nas mais diversas modalidades.
Para o presente ano lectivo, encontram-se matriculados na província do Cunene mais de 200 mil alunos, enquadrados em 333 escolas do primeiro ao ensino médio, assegurados por seis mil e 492 professores, enquadrados nos três subsistemas de ensino.FI/LHE/WR