Benguela – A terceira edição do Campeonato Nacional de Artes Marciais Mistas (MMA - sigla em inglês) arrancou, esta sexta-feira (19), nesta cidade, com a participação de 11 províncias, soube a ANGOP.
A competição, que termina neste domingo (21), está a decorrer na categoria de seniores e juniores com atletas das províncias de Benguela, Bengo, Bengo, Bié, Cuando Cubango, Huambo, Huíla, Luanda, Namibe, Uíge e Zaire.
Segundo o presidente da Federação Angolana de MMA, Armando Diogo, o objectivo da prova é escolher os melhores atletas para representarem a selecção angolana no Campeonato Africano que vai decorrer na Namíbia, de 27 de Maio a 2 de Junho.
O responsável mostrou-se satisfeito com o nível de atletas que pela primeira vez estão a participar num campeonato nacional da modalidade, afirmando que o futuro da mesma esta garantido.
"Queremos manter o nome de Angola no top três a nível mundial, daí todo este esforço, tanto do Governo como da Federação", disse.
O responsável solicitou o reforço do apoio das autoridades benguelenses em termos de alojamento e transporte, bem como de batedores da Polícia de Trânsito para escoltarem as caravanas desportivas.
Já a directora provincial da Cultura, Turismo Juventude e Desporto, Rosália Chitale, disse que a realização do campeonato nacional de MMA demostra a aposta do Executivo angolano nas diversas modalidades desportivas.
“É necessário enaltecer a profissionalização dos atletas, sem esquecermos da importância do desenvolvimento da pessoa humana”, disse.
Resultados dos principais combates (senior) da jornada inaugural (quartos-de-final):
77.1 Quilogramas
Sing Augusto venceu por desistência, Axel Augusto bateu Joveth Santana, Tulunda Daniel venceu Grécio Lopes e Valdemar da Mata venceu Graciano Macaia.
70.3 Kg
Pedro Cristóvão derrotou Emílio Bamba, Cristiano Pedro venceu Zeferino Manjala, Isaac Manuel derrotou Ezaquiel da Gama.
52.2 Kg
Américo Nguvulo venceu por desistência do seu oponente, Manuel Nzinga derrotou Luhinga João, Afonso de Nascimento venceu Hidelberto Eduardo e Fernando João derrotou Josué Caquarta.
O campeonato conta com o concurso de 210 atletas, dos quais 190 masculinos e 20 femininos, além de 30 dirigentes e 19 árbitros. CRB