Lobito - Cerca de quinze equipas vão participar num torneiro internacional de pesca ao corrico de alto mar, a realizar-se na cidade do Lobito (Benguela), no próximo mês de Março, soube esta segunda-feira a ANGOP.
Em declarações à ANGOP, António Rodrigues, membro da Comissão da zona sul da Federação Angolana de Pesca Desportiva, disse que o torneio denominado Lobito Billfish Classic, será realizado nos dias 22, 23 e 24 de Março.
Para este torneio, estão já inscritas as equipas Lalala Fishing, Bravos da Baía, Monster Fish, Só Pra Contrariar e Vida louca, todas do Lobito, e Tudo Fish, Akwalunga, Team Náutico e Molembeiros, vindas de Luanda.
António Rodrigues disse que a organização espera também a participação de equipas de Benguela e do Namibe.
"Da parte estrangeira, até ao momento, a equipa da Inglaterra "Azores Lures" é a única que confirmou a sua presença, mas esperamos também uma da África do sul e outra da Namíbia", revelou
Segundo o membro da Comissão da zona sul, as equipas vão partir do Clube Náutico do Ferrovia para o alto mar, numa distância de aproximadamente quarenta milhas.
"Desde a Covid-19 que não realizamos torneios desta envergadura. O nosso mar é fertil em peixe de bico e nós não queremos deixar morrer este desporto", enfatizou.
Questionado sobre os patrocínios para efectivar o evento, disse ser "uma dor de cabeça".
"Ainda não temos um grande patrocinador, mas com pouco faz-se muito. Contamos com todas as pessoas amantes da pesca desportiva", afirmou esperançado.
Em 2015, a cidade ferro-portuaria do Lobito albergou o Campeonato do Mundo de Pesca ao Corrico de alto mar, onde Angola sagrou-se campeã.
Estavam presentes as selecções de Angola, Alemanha, África do Sul, Croácia, Espanha, Áustria, Itália, Senegal, Egipto, Tunísia, Suíça, Brasil e Mexico.
A pesca do corrico consiste em lançar um isco natural (ou amostra) para uma determinada área e depois recuperá-la, esperando que algum peixe a ataque, uma vez sentida a mordida, puxa-se a cana com força para ferrar melhor o peixe, e em seguida tenta-se tirar o peixe para fora de água o mais rapidamente possível.
Este método não é indicado para águas muito fechadas já que o peixe tem que ver a amostra para a atacar.
Este método é indicado para captura de peixes predadores, tipo robalo, cavalas, peixe agulha, entre outros. Na pesca de rio é utilizada também para pescar tainha (fataça). Para a pesca ao corrico convém não utilizar uma cana muito pesada, visto que passamos a maior parte do tempo com a cana na mão. TC/CRB