Luanda – A proliferação do basquetebol em Angola, por via da massificação e trabalho árduo com as associações provinciais, figura entre as prioridades do candidato da Lista B às eleições na federação da modalidade, Carlos de Almeida.
O aspirante ao cargo, que falava este domingo (3), durante a apresentação do seu plano de acção aos associados da província de Luanda, entende que o número de atletas que o país forma é insuficiente para chegar à excelência.
O antigo capitão do 1.º de Agosto e da Selecção Nacional diz que, em caso de vitória, o seu elenco tudo fará para o aumento do trabalho na base e extrair daí a qualidade, ao longo dos quatro anos (2024-28).
Carlos de Almeida afirmou que será mais fácil Angola recuperar a hegemonia africana se a federação, clubes e associações desenvolverem um trabalho aturado com uma população praticante que ultrapasse os dois mil atletas profissionais.
O antigo deputado à Assembleia Nacional, pela bancada do MPLA, referiu que no capítulo das infra-estruturas trabalhará com os governos provinciais para apoio na construção de quadras desportivas, além da reestruturação, manutenção e melhoria contínua das já existentes.
Carlos de Almeida, que representou igualmente o Petro de Luanda, acrescentou que estabelecerá parcerias com instituições financeiras para patrocinadores e não depender exclusivamente da dotação do Estado.
Sob o lema de campanha “Devolver o basquetebol, o nosso basquetebol”, o líder da lista B promete trabalhar em prol da modernização investindo em equipamentos para a melhoria das competições internas e atingir os dez mil atletas federados nos primeiros dois anos de liderança.
Segundo o programa de campanha a que a ANGOP teve acesso, Carlos Almeida segue para a província de Malanje, seguindo-se o Huambo, o Cuanza Sul, o Namibe e Benguela.
A campanha eleitoral começou no dia 11 de Outubro, numa corrida onde também figura o presidente cessante, Moniz Silva (lista A) e Miguel Henriques “Riquinho” (Lista C).
As eleições no órgão cuja selecção sénior masculina é hendecacampeã africana, acontecem em sete de Dezembro próximo.
Perfil:
Nome: Carlos Domingues Bendinha de Almeida
Natural: Luanda
Nascido: 24 de Setembro de 1976
Currículo Desportivo: Começou a dar os primeiros passos no Grupo Desportivo da ERT, passou por clubes como Vila Clotilde, Interclube, Petro de Luanda e 1.º de Agosto
Escalões de formação: representou o Petro de Luanda de 1988/2000 e nos seniores o 1.º de Agosto de 2000/2014
Campeonatos Nacionais ganhos:13
Supertaças: 13
Afrobasket sénior masculino ganhos: 7
Uma medalha de prata em júnior, no africano dos Camarões, Yaoundé
Participações em Campeonatos do Mundo júnior: Grécia/Salonika
Taça Stankovic - 1º lugar
Campeonatos do Mundo sénior: EUA/Indianápolis`2002
Campeonato do Mundo Japão, 2006 (obteve a melhor percentagem de lances livres)
Campeonato do Mundo da Turquia em 2010
Jogos Olímpicos: Austrália, Grécia e China
Currículo académico: Formação profissional-política
Licenciado em Psicologia pelo Isced Luanda
MBA em Gestão Desportiva pela COGNOS/Portugal
Linguas faladas: Português e Inglês fluente. Francês básico
Articulista desportivo no Jornal Nova Gazeta 2013/2014
Deputado à Assembleia Nacional/legislatura 2012/2017
Secretário de Estado dos Desportos de 2017/2022
BSV/MC