Luanda - Quarenta e quatro anos depois, o Campeonato Nacional de futebol “Girabola“ disputa-se em modelo de Liga e, pela primeira vez no histórico com uma bola oficial, modelo “Tempo Blaze Elite“.
A provada pela FIFA, o esférico multicolor dará corpo ao maior evento da modalidade no país agora denominado Liga Angolana de Futebol, além de outras competições oficiais da época 2023-24 como a Taça da Liga e Supertaça.
A informação, que a ANGOP teve recentemente acesso, em Luanda, foi veiculada em comunicado conjunto da Federação Angolana de Futebol (FAF) e Associação Nacional de Clubes Angolanos de Futebol (ANCAF).
Refere o documento que cada equipa participante nas competições profissionais receberá gratuitamente, no decurso da época desportiva 2023-2024, 35 bolas oficiais, mas que as sociedades desportivas poderão adquirir outras com um custo adicional.
O sorteio da primeira Liga Angolana de Futebol será realizado em 31 de Agosto. Antes, cada concorrente deve pagar uma jóia no valor kz Três Milhões, além de uma taxa de inscrição no início de cada época fixada em kz Um Milhão.
Conforme a nota da FAF e ANCAF, os horários para as competições profissionais passam a ser fixados em 11h00, 15h30 e 18h00, enquanto campeonato inicia a 15 de Setembro.
Para as transmissões televisivas, a sua autorização será exclusiva da ANCAF, sendo que as receitas provenientes da comercialização dos direitos audiovisuais serão distribuídas aos clubes.
A ANCAF, próximo organizador da prova nacional de futebol, foi constituída no dia 6 de Outubro de 2021, durante uma Assembleia realizada em Luanda. É liderada por Alves Simões, antigo presidente do Interclube.MC