Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Líder da FAX aponta conselho em 2025 como forma de união 

     Desporto              
  • Luanda • Sexta, 20 Dezembro de 2024 | 21h33
1 / 2
Presidente da Federação de Xadrez, Tito Martins
Presidente da Federação de Xadrez, Tito Martins
Alberto Julião
2 / 2
Dístico da Federação Angolana de Xadrez
Dístico da Federação Angolana de Xadrez
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda - O presidente reeleito da Federação Angolana de Xadrez (FAX), Tito Martins, afirmou hoje (sexta-feira), em Luanda, que para melhor unir a família do desporto ciência no país, a sua gestão vai realizar em 2025, o primeiro conselho consultivo nacional da modalidade.

Falando à imprensa, por ocasião da sua tomada de posse ao cadeirão máximo da FAX, no seu terceiro mandato, o dirigente referiu que ainda não tem o dia nem o mês para a realização do acto de carácter nacional, mais que vão reunir com o seu elenco no sentido de criar condições para que este evento nacional acontece ainda nos primeiros meses de 2025.

Tito Martins, foi eleito no pleito do dia 4 deste mês, pela Lista D, com 12 votos a favor, numa corrida que teve concorrência de mais quatro candidatos, sendo o Mestre Internacional (MI), Erickson Soares, 10 votos (Lista C), Abraão dos Reis (Lista E), com 1 votos, Mário Neves (Lista B), sem votos, e Domingos Ferraz (Lista A), este último afastado por irregularidades.

Reconheceu que há insatisfação dos outros concorrentes que não tiveram o aval suficiente dos associados. Mas que é uma situação que sempre acontece numa democracia, já que quem perde procura sempre factos, para culpar ou forma de criar alguns desconfortos e impasse a quem organizou (comissão eleitoral) ou venceu (elenco vitorioso).

O presidente, que entrou na direcção da FAX no ciclo olímpico de 2016/2020, frisou que vai trabalhar neste quadriénio (2024/2028), virado para o progresso da modalidade, com a meta de conseguir o mais almejado título de um Grande Mestre (GM) para o país. Pretende não só contar com os jogadores já “catedráticos”, mas também como os que têm vindo aparecer, não só da província de Luanda.

Os torneios internacionais, formação de treinadores, dirigentes, arbitragem e outros actos da modalidade, também constam das prioridades para o desenvolvimento deste desporto durante os próximos quatros anos na FAX.

A reabilitação do site da FAX, para ajudar como meio de divulgação digital das actividades desenvolvidas e todos os parceiros ligados a modalidade. Também vai fortalecer e estreitar relações com a Confederação Africana de Xadrez e a Zona 4.5, onde Angola está inserida.

Tomaram posse também, o presidente da mesa da assembleia-geral, José Junqueira, e Luís Santos (vice-presidente). Para além do presidente de direcção, Tito Martins, foram igualmente empossados, o vice-presidente, António Assis e o vice-presidente, Carlos Dungo.

Carlos Frades (secretário-geral), António da Silva (presidente do conselho fiscal), Aires Delgado (presidente do conselho jurisdicional), Carmo Amândio (presidente do conselho de disciplina), Francisco Andrade (presidente do conselho de arbitragem, foram também empossados para os quatros anos (2024/2028).

A Federação Angolana de Xadrez (FAX) foi fundada a 10 Junho de 1979, já foi liderada por Rogério Silva (1979/1998), Fernando Coelho (1999/2006), Aginaldo Jaime (2007/2016) e o actual presidente Tito Martins, que teve (2016 a 2024), está fazer o terceiro que vai até 2028.

BSV/VAB





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+