Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Lançado projecto “Kandengues da bola”

     Desporto              
  • Luanda • Sábado, 11 Março de 2023 | 23h55
Lançamento do projecto “Kandengues da bola”
Lançamento do projecto “Kandengues da bola”
Cedida

Zango - Um projecto de massificação denominado “Kandengues da bola” foi lançado neste sábado, no distrito urbano da Vila Flor, em Luanda, visando dotar os instruendos de habilidades desportivas e reduzir os índices de delinquência na comunidade.

De iniciativa privada, com o suporte institucional da Administração do Distrito Urbano da Vila Flor, o projecto abarca no seu seio crianças com idades entre 10 a 15 anos, entre estudantes, desfavorecidas e fora do sistema de ensino.

Durante esta primeira apresentação quatro equipas evoluíram, com uma média de 18 atletas cada, designadamente Mukulu, Ngola A e B, bairro Deolinda Rodrigues e a selecção de Mukulu Ngola.

A mentora da acção, Maria Pedro, antiga guarda-redes de andebol do Petro de Luanda, com várias representações pela Selecção Nacional, afirmou que a sua trajectória, desde a infância, lhe motivou a abraçar a causa.

Maria Pedro foi internacional de andebol e representou durante muitos anos o Petro Atlético de Luanda e à Selecção Nacional.

Pelo combinado nacional participou em sete Campeonatos Africanos, dois Jogos Olímpicos, um Jogo Pré-Olimpico,  três Jogos Pana-Africanos e em vários torneios internacionais.

Conquistou 12 Taças de Clubes Campeões de África, vários Campeonato Africanos de Nações, em alguns foi considerada a melhor guarda-redes.

Já o internacional de futebol, Carlos Jorge Estevão “Job”, que se juntou à causa, referiu ser objectivo a descoberta de talentos, quiça, novos Akuás, Gilbertos e Ary Papeis.

Referiu que, nesta primeira fase, “Kandengues da bola” arrancou com as modalidades de futebol, em ambos os sexos,  e se estenderá para outras, com realce para o andebol, basquetebol e futsal.

O antigo ponta-de-lança do Petro de Luanda indicou que, na segunda fase, o projecto se estenderá por várias províncias e citou Cabinda e Moxico como exemplos.

O administrador municipal adjunto para a Área Financeira de Viana, David Mavinga, disse que o apoio institucional não faltará, porque o projecto é bastante importante, pois visa tirar a juventude e crianças na deliquência.

Para ele, a acção reveste-se de grande significado, uma vez que o desporto movimenta multidões e dá vida, daí que se perspectiva que acolherá nos finais-de-semana muita juventude que ainda se encontra presa em variados vícios de bebidas alcoólicas e de drogas.SM/DP/MC

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+