Caxito – Mais de dois mil atletas vão participar na 12ª edição da meia maratona em atletismo “Fuga Para a Resistência”, que se disputa a quatro de Fevereiro, na província do Bengo, informou hoje, sexta-feira. a organização da prova.
A corrida, que em 2023 teve 1.500 participantes, terá um percurso de 21 quilómetros para concorrentes federados, 10 km para populares e três km para infantis.
Em declarações à imprensa, o coordenador da comissão organizadora, Bartolomeu Pedro, disse que os preparativos decorrem com normalidade e as inscrições estão a ser feitas em vários pontos da província do Bengo e na capital do país, Luanda.
Para esta edição a organização convidou as províncias de Luanda, Uíge, Zaire, Cuanza-Norte, Huila, Benguela e Huambo.
O antigo fundista João Ntyamba, que testemunhou o lançamento desta edição, destacou a importância da prova para o desenvolvimento do atletismo no país e frisou que está disponível em ajudar com a sua experiência.
A 11ª edição da meia maratona foi ganha pelos atletas Avelino Sanganhale, do clube Cufucula, província do Huambo, e Ernestina Paulino, do Interclube.
A maratona fuga para a resistência é organizada pelo Governo Provincial do Bengo em parceria com a Federação Angolana de Atletismo.
A prova visa dinamizar a modalidade a nível local e contribuir para a visibilidade da província.
A iniciativa, que se realiza anualmente a 4 de Fevereiro, é uma homenagem aos antigos combatentes e veteranos da pátria.CJ/IF