CAN'2023: Kialonda eleito “homem do jogo” do Angola-Burkina Faso

     Desporto           
  • Luanda     Quarta, 24 Janeiro De 2024    09h47  
Kialonga Gaspar, Disntinguido Homem do Jogo no Angola Burkina Faso
Kialonga Gaspar, Disntinguido Homem do Jogo no Angola Burkina Faso
DR

Bouaké (Do enviado especial) – O defesa central da Selecção Nacional de futebol, Kialonda Gaspar, foi eleito o “homem do jogo” na vitória, terça-feira, sobre o Burkina Faso, por 2-0.

Disputado no Charles Konan Banny Stadium, em Yamoussoukro, na partida referente a 3ºª e última jornada (Grupo D) do CAN`2023, que decorre em cinco cidades da Côte d`Ivoire, o internacional pelo Estrela de Amadora convenceu o juri, pela sua performance, destacando-se o posicionamento em campo e a capacidade de jogo aéreo.

Os golos da partida, em que Angola já antes qualificada para os oitavos-de-final, confirmou a liderança do grupo D, com sete pontos, foram marcados por Mabululu, aos 36 minutos, e Zine Salvador, aos 90+3.

Muito por conta das suas exibições na prova africana, Kialonda Gaspar tem sido pretendido por equipas grandes da Europa, sobretudo.

A confirmação é do presidente da formação da primeira liga Lusa, Paulo Lopo, tendo  recentemente confirmado o interesse na recepção de uma proposta do clube Russo e manifestação de interesse do FC Porto.

O jogador de 27 anos de idade (1,93m), titular do onze inicial de Angola na prova africana, que chegou a Portugal na temporada passada,  tem uma cláusula de rescisão de 7,5 milhões de euros (um euro equivale a kz 904,54).

O internacional angolano, ex-Sagrada Esperança da Lunda-Norte, assinou, por duas épocas, pelo Estrela da Amadora, da Primeira Liga.

Trata-se do segundo jogador angolano a merecer tal distinção da CAF, depois de Gelson Dala.

O atacante foi reconhecido como tal no confronto de sábado último, no estádio da Paz, em que a Selecção Nacional venceu a Mauritânia, por 3-2, para a 2ª jornada do do grupo D.

 O internacional do Al Wakrah do Qatar teve um desempenho excepcional no desafio com dois golos marcados aos 30 e 50 minutos, sendo o terceiro apontado por  Gilberto (53'). Sidi Amar (43´), enquanto Aboubakary Koita (58´) descontaram para o adversário. 

O jogador, de 27 anos de idade, foi formado no 1.º de Agosto (clube de Angola). MC





+