Bouaké (Do enviado especial) – O defesa central da Selecção Nacional de futebol, Kialonda Gaspar, foi eleito o “homem do jogo” na vitória, terça-feira, sobre o Burkina Faso, por 2-0.
Disputado no Charles Konan Banny Stadium, em Yamoussoukro, na partida referente a 3ºª e última jornada (Grupo D) do CAN`2023, que decorre em cinco cidades da Côte d`Ivoire, o internacional pelo Estrela de Amadora convenceu o juri, pela sua performance, destacando-se o posicionamento em campo e a capacidade de jogo aéreo.
Os golos da partida, em que Angola já antes qualificada para os oitavos-de-final, confirmou a liderança do grupo D, com sete pontos, foram marcados por Mabululu, aos 36 minutos, e Zine Salvador, aos 90+3.
Muito por conta das suas exibições na prova africana, Kialonda Gaspar tem sido pretendido por equipas grandes da Europa, sobretudo.
A confirmação é do presidente da formação da primeira liga Lusa, Paulo Lopo, tendo recentemente confirmado o interesse na recepção de uma proposta do clube Russo e manifestação de interesse do FC Porto.
O jogador de 27 anos de idade (1,93m), titular do onze inicial de Angola na prova africana, que chegou a Portugal na temporada passada, tem uma cláusula de rescisão de 7,5 milhões de euros (um euro equivale a kz 904,54).
O internacional angolano, ex-Sagrada Esperança da Lunda-Norte, assinou, por duas épocas, pelo Estrela da Amadora, da Primeira Liga.
Trata-se do segundo jogador angolano a merecer tal distinção da CAF, depois de Gelson Dala.
O atacante foi reconhecido como tal no confronto de sábado último, no estádio da Paz, em que a Selecção Nacional venceu a Mauritânia, por 3-2, para a 2ª jornada do do grupo D.
O internacional do Al Wakrah do Qatar teve um desempenho excepcional no desafio com dois golos marcados aos 30 e 50 minutos, sendo o terceiro apontado por Gilberto (53'). Sidi Amar (43´), enquanto Aboubakary Koita (58´) descontaram para o adversário.
O jogador, de 27 anos de idade, foi formado no 1.º de Agosto (clube de Angola). MC