Karaté-dó ganha espaço no Cunene

     Desporto           
  • Cunene     Quarta, 23 Novembro De 2022    12h34  
Momentos de uma prova de Karaté-dó
Momentos de uma prova de Karaté-dó
Valentino Yequenha

Ondjiva - A prática do karaté-dó na província do Cunene tem registado, nos últimos anos, indicadores positivos, fruto das estratégias de revitalização e massificação da modalidade.

Em declarações esta quarta-feira à ANGOP, o presidente da Associação de Karaté-dó no Cunene, Jerónimo António, referiu que a prática da modalidade registou avanços significativos, resultante da aposta na formação de atletas, e acções de sensibilização sobre a importância do desporto na sociedade.

Disse que a Associação prevê massificar a modalidade nos municípios, com o objectivo de torna-la, a médio prazo, uma referência, e poder fornecer atletas para as selecções nacionais.

Salientou igualmente o enquadramento de mais jovens e adolescentes de ambos os sexos, para desenvolverem a modalidade em todos os escalões.

Segundo o responsável, a província conta actualmente com seis escolas, sendo quatro em Ondjiva, uma em Santa Clara e outra no Namacunde, com um total de 574 praticantes.

“Estamos a preparar as futuras gerações, para que tenham mentes sãs e corpos sãos, aprendendo desde cedo, a dominar as emoções e o seu carácter”, reforçou.

Enfatizou que as artes marciais ajudam o homem a ser sereno e disciplinado, diante de situações difíceis.

O karaté-dó é uma arte marcial japonesa desenvolvida sob influência da arte da guerra chinesa, das lutas tradicionais japonesas e das disciplinas guerreiras japonesas.





+