Cuito – Trinta e sete (37) candidatos à arbitragem de Karaté-Dó para a região centro, entre oficiais de mesa e juízes, foram formados sábado, na cidade do Cuito, província do Bié, pela federação angolana da modalidade.
A acção formativa foi realizada no âmbito da I edição do campeonato regional centro, a decorrer este domingo (19/01), no interior desta cidade, e contou com a participação de atletas, directores técnicos e treinadores de equipas.
Os formandos foram capacitados na vertente teórica e prática sobre as regras básicas do Karaté-Dó e as alterações que a norma sofreu ao longo do tempo, no quadro da sua constante actualização.
No final foram submetidos a testes teóricos e práticos, cujo processo de avaliação termina na próxima semana, altura em que serão apurados os aptos para integrarem ao Conselho de Arbitragem da Federação.
Na ocasião, a presidente do Conselho de Arbitragem, Carina Pinto, que coordenou o curso, apontou como objectivo da acção formativa a formação de mais oficiais de mesa e juízes, com vista a suprir a carência de quadros no país.
Sem revelar o actual número de membros do organismo que dirige, disse que não tem sido suficiente para cobrir todas as provas que têm sido realizadas, daí a necessidade de se formar.
Os apurados, de acordo com a responsável, serão seguidos com sessões práticas até atingirem a excelência.
Assegurou que, de acordo com projectos da nova direcção da federação, em funções há mais de 60 dias, as acções de formação serão extensivas para as restantes províncias, com o propósito de elevar, cada vez mais, o número de profissionais da arbitragem no país, a julgar pela sua importância para a prática adequada da modalidade.
Para além de formar novos árbitros, apontou também como desafio a capacitação contínua dos antigos, tendo em conta a actualização constante das normais, assim como a elevação das qualidades para que possam atingir a categoria internacional.
A região centro da Federação Angolana de Karaté-Dó compreende as províncias do Bié, Cuanza Sul, Moxico, Malanje, Lunda Norte e Sul.
Todas essas províncias irão participar no primeiro campeonato regional, a disputar-se nas categorias de iniciado, juvenil, júnior e sénior, em ambas as classes, numa iniciativa do órgão reitor da modalidade em Angola.
Os atletas, com pesos de menos 50 e mais 80 quilogramas, vão competir nas disciplinas de katá e kumité, por equipa e individual. VKY/PLB