Cuito - A província do Cuanza-Sul conquistou hoje, domingo, na cidade do Cuito, o primeiro campeonato regional centro sénior de Karaté-Dó em masculino, ao vencer na final a anfitriã Bié.
A final opôs o atleta Gabriel Vidal, que superou o seu adversário Domingos Norton.
Na classe feminina, as competidoras foram todas da província do Bié, tendo a atleta Arcelia Lourenço se sagrado campeã, ao derrotar na final Inês da Purificação.
Ao contrário do previsto inicialmente, o campeonato regional centro contou apenas com atletas seniores, em ambas as classes, que competiram na disciplina de kumité.
Participaram na prova mais de 50 atletas das províncias do Bié, da Lunda-Norte, de Malanje e do Moxico. A Lunda-Sul não participou por razões desconhecidas.
O vice-presidente da Federação Angolana de Karaté-Dó, Adilson Neto, elogiou o nível competitivo do campeonato, frisando que indica um futuro promissor para a modalidade na região.
Anunciou que oito atletas, com base em seu desempenho técnico e potencial, poderão ser convocados para a pré-seleção, ainda este mês.
Adilson Neto também destacou a importância de se melhorar as condições em que a modalidade é praticada, solicitando o apoio da classe empresarial, para superar os desafios e garantir que Angola possa competir em igualdade de condições com outras nações africanas.
Ao proceder ao encerramento do torneio, o diretor do Gabinete Provincial da Juventude e Desporto do Governo do Bié, Afonso Belo Sanguvila, destacou que o evento irá contribuir na massificação e desenvolvimento do karaté na região.
Reafirmou, por outro lado, o compromisso do Governo em apoiar o desporto, especialmente o Karaté-Dó. VKY/PLB