Cuito – A Associação Provincial de Karaté-Dó do Bié beneficiou-se de material informático e desportivo, num gesto da Federação Angolana da modalidade, para impulsionar a prática desta disciplina nesta região centro do país.
Trata-se de um computador portátil, uma impressora, televisor plasma, duas bancadas para treinadores e quatro pares bandeirolas para juízes, entregues no âmbito do I campeonato regional centro, realizado no domingo, na cidade do Cuito.
Na ocasião, o presidente da Federação Angolana de Karaté-Dó, Giliano André, fez saber que a iniciativa faz parte da política da instituição, que visa reforçar as associações provinciais com material desportivo, para que possam desenvolver suas actividades de maneira adequada e impulsionar a prática da modalidade.
Além do Bié, Giliano André informou que a Associação do Uíge também já foi contemplada, gesto que será estendido às demais associações provinciais.
Por sua vez, o presidente da Associação Provincial do Bié, Alcino Hossi David Candunga, ressaltou que os novos meios vão impulsionar o desenvolvimento das acções da organização desportiva.
No entanto, apontou algumas dificuldades, como a necessidade de uma sede para o funcionamento da associação e um piso (tatami) para a realização das competições desportivas na província.
Actualmente, a Associação Provincial de Karaté-Dó controla mais de 100 atletas organizados em 30 academias.
O I campeonato regional centro, disputado na categoria de sénior em ambas as classes, foi ganho pela província do Cuanza Sul, em masculino, e Bié, em feminino.
Participaram ainda atletas das províncias de Malanje, Moxico e Lunda Norte. VKY/PLB