Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Karaté-Dó: Angola projecta torneio internacional no âmbito dos 50 anos da "Dipanda"

     Desporto              
  • Bié • Domingo, 19 Janeiro de 2025 | 12h10
Pormenor de uma luta de Karaté-Dó
Pormenor de uma luta de Karaté-Dó
Laite Tito (ANGOP)

Cuito – Angola poderá  albergar,  de 26 a 30 de Junho próximo, um torneio internacional, no quadro dos festejos do 50º aniversário da independência nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro do ano em curso.   

A informação foi avançada hoje, domingo, na cidade do Cuito,  pelo presidente da Federação Angolana de Karaté-Dó, Giliano André, na abertura do I campeonato regional centro, que junta, para além do Bié, província anfitriã, atletas do Cuanza Sul, Malanje, Moxico, Lunda Norte e Lunda Sul.

O dirigente desportivo disse que a competição, a denominar-se “Copa Angola 50 anos”,
terá como palco a capital do país (Luanda) e está a ser projectada para contar com a participação de 12 países, sobretudo aqueles que participaram na luta de libertação nacional e que deram apoio neste processo, com destaque para Portugal.

Acrescentou que a mesma será disputada nas categorias de cadetes, juvenis, juniores e seniores, em ambas classes (masculino e feminina).

Em termos de individualidades, revelou que serão convidados, entre outras personalidades, o presidente da União Africana de Karaté-Dó e da região 5 do continente.

Referiu que, embora haja o desejo de ganhar o torneio e dar a alegria aos angolanos, o objectivo principal é crescer e voltar a ter a confiança e o poder de organização de provas internacionais.

Lembrou que Angola não realiza competições deste nível desde 2005, por isso, avançou, a ocasião servirá para mostrar às altas entidades da modalidade em África a evolução que Angola registou, em particular para a vertente desportiva (karaté-dó) e que possui condições adequadas para albergar eventos de género.

“Vamos aproveitar a ocasião para propor que Angola seja palco do campeonato a nível da região 5 em 2026 e do africano no mesmo ano ou em 2027, porque temos o grande desafio de voltar a organizar campeonatos internacionais”, sublinhou.

Sobre a agenda desportiva para o presente ano, adiantou estarem previstas um total de 12 competições internacionais em que Angola poderá participar.

Ao debruçar-se sobre do I campeonato regional centro, disse esperar uma maior interação, troca de experiência e um volume maior de competitividade.

A prova regional, uma iniciativa do órgão reitor da modalidade em Angola, está a ser disputada na categoria de sénior, em ambas as classes.

Os atletas, com pesos de menos 50 e mais 80 quilogramas, vão competir na disciplina de kumité, por equipa e individual. VKY/PLB





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+